quinta-feira, 31 de março de 2016

03 sites sobre fontes que você precisa conhecer


Quem está cansado de usar as mesmas e velhas fontes instaladas no Windows levanta a mão? Somos gratos por elas, mas às vezes enjoa, não é mesmo?

Não sou especialista em Web Design, nem profissional de Markting, mas quando comecei a trabalhar a identidade visual desse Blog, fui procurar uma fonte legal no meu PC para usar nas minhas imagens e textos a serem publicadas. E...?

E não encontrei nenhuma que se encaixasse na ideia que estava tendo.... Até que lembrei das webfonts! E que existem alguns sites que permitem o download gratuito de várias fontes para serem instaladas localmente (No seu PC ou Servidor).

Pausa para explicação rápida: Sim, webfonts!  Elas ficaram mais populares a partir do CSS3, que permitiu essa funcionalidade que aprendemos a amar! Para você que não sabe: a linguagem de marcação CSS permite a estilização de páginas HTML. Tradução: Se numa casa a estrutura (Alicerce, parede, telhado, entre outros.) é o HTML, o CSS é a decoração (Pintura, paisagismo, design, entre outras coisas.). Enfim, o CSS faz sua página ficar mais bonita.

Voltando as fontes.... Quero compartilhar três dicas de alguns desses sites, que poderão te ajudar nos seus projetos pessoais ou profissionais. Algumas fontes permitem o uso gratuito em projetos comercias, porém em outros casos é preciso consultar a licença de uso (disponibilizada no arquivo baixado ou site de divulgação da fonte) ou o autor da fonte.

Dica rápida: se você vai utilizar textos em Língua Portuguesa é importante que verifique se a fonte apresenta acentuação nas palavras. Geralmente o tipo de script, que cobre o idioma, é Latim (Latin) ou Latim Estendido (Latin Extended). Mas caso você não consiga encontrar facilmente essa informação, a maioria desses sites disponibiliza uma caixa de texto onde você pode escrever um trecho de um texto para teste. Assim, você verifica se a fonte lhe será útil ou não.

# 1. Google Fonts

Sim, o site de pesquisa mais famoso do planeta! Até o momento em que escrevo esse post estão disponíveis para uso 708 fontes, para o Script em Latin, e o site está em Inglês. Todas elas são Open Source, ou seja, permitem que você distribua livremente ou faça alterações nela, por necessidade ou melhora de performance.



Umas das coisas que acho legal no Google Fonts é que ele disponibiliza um medidor que verifica o desempenho do carregamento da fonte em uma página web, ou seja, se vai demorar mais tempo ou não para carregar. Isso é bom para quem pretende utilizar aquela fonte em seu site ou blog, mas alerta que usar muitas fontes pode sobrecarregar sua página, deixando-a mais lenta:




Você pode utilizar as fontes disponíveis de três maneira:

#1. Se você tem um site, basta inserir os códigos no local adequado, conforme disponibilizado na página da fonte. Utilizando uns dos tipos: Standard (Padrão HTML), JavaScript (uma outra linguagem) ou CSS (já falamos acima, que aqui é @import). E depois configurá-la nos arquivos de CSS.



#2. Baixar a fonte, usando a setinha indicando para baixo, do lado direito, que exibirá o local onde aquela fonte está disponível para download, como na imagem abaixo.  Geralmente está hospedada no Github.



#3. Baixar o SkyFonts, como exibido na imagem do tópico anterior, um software aplicativo que permite que você utilize as fontes diretamente da nuvem.

Caso você tenha optado por baixar no seu computador, é preciso instalar a fonte na pasta de fontes do Windows, se é esse o seus Sistema Operacional. Para isso, basta descompactar o arquivo em uma pasta de sua preferência, clicar no arquivo com o nome da fonte e no botão instalar.

#2. Da Font

Outra opção interessante é o site DaFont. Ele oferece, até o momento, 29.718 fontes e estão divididas em diversas categorias. Suporta, dentre outros idiomas, o Português. E, assim como Google Fonts, possui campo de texto para testar suas palavras. Entretanto, não oferece o serviço de webfonts, para usar as fontes é preciso baixar e instalar no servidor ou no seu PC.

Aqui é preciso estar atento ao tipo de uso, pois para algumas fontes não são permitidas para fins de uso comercial. Portanto, verifique a licença de uso e evite problemas. E, caso queira, pode fazer a aquisição da fonte ou diretos de uso. O site ainda permite, caso queira e tenha disponibilidade financeira, fazer uma doação em dinheiro ao autor da fonte.

#3. 1001 Fonts

Não, o site não possui 1001 fontes, mas, até o momento, 8.232! O site está em inglês e, assim como no site anterior, é preciso observar a licença de uso, entretanto, diferente do site Da fonte, é mais fácil você descobrir se uma fonte pode ser usada para fins comerciais ou não.

O botão do meio, que exibe como ícone uma etiqueta com cifrão, indica a disponibilidade de uso pela cor:

Verde: Liberada para uso comerciais

Rosa: Apenas uso Pessoal


Concluindo...

Além das opções acima, existem muitos outros sites que oferecem fontes gratuitas ou não. As opções são muitas e não vai faltar sugestão para colocar em prática aquela idéia que está na cabeça.

Escolhi 02 desses sites por já ter utilizado em meus projetos, como é o caso do Google Fonts e o Da Font. Já o 1001 fonts, porque ele possui um visual agradável e facilidade de uso, assim como o Da Font.

Espero que essa dica seja útil para você e seus projetos visuais.

Se você já utilizou alguns dos sites citados nesse post deixe sua opinião nos comentários.

E se você tem dicas de sites que disponibilizam fontes, deixe também nos comentários!

Até mais,