quinta-feira, 21 de abril de 2016

Como escolher um bom livro? - Parte 2


No post "Como escolher um bom livro? - Parte I", falei sobre alguns critérios que podemos utilizar na hora de escolher um bom livro, tais como Título, Sinopse, Escritores, Editoras, frequentar bibliotecas e livrarias, folhear e ler trechos do livro, não olhar o tamanho, mas também não escolher um livro muito grande.

Hoje, vou falar de algumas outras dicas que podem melhorar ou nos ajudar a fazer boas escolhas literárias.

#1. Redes Sociais para Leitores


Van, você está falando sério? Além de Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest, YouTube, etc.... tem redes sociais para aqueles que leem? Sabe de nada inocente! E a resposta é sim!  Existe até para filme!

Descobri isso quando procurava uma maneira de organizar os meus livros na estante. E achei muito legal! Permite que você conheça um pouco sobre o autor, livro, editora e leia a opinião de muitos leitores.

Existem várias, nesse link existe uma lista, mas vou falar daquela que eu uso, inclusive no celular:

Skoob 


É uma rede social nacional e que teve seu lançamento em 2009. É basicamente alimentada pelos próprios leitores e também por algumas editoras, ou seja, podem ser cadastrados novos livros na base de dados por qualquer um que esteja inscrito no site.

Como é uma rede social, você pode adicionar e seguir amigos, que estejam inscritos no portal. Também existem grupos de discussão e permite a troca de livros entre leitores. Funciona como uma grande estante, só que virtual.

Todos podem criar um perfil gratuito e acrescentar os livros nele em categorias como: Lido, Lendo, Quero ler, Relendo e Abandonei. Além disso, permite a criação anual de metas e a lista de desejados (A minha cresce sempre!).

Uma outra coisa bacana também é que você pode escrever e ler resenhas (opiniões) de outros leitores, além de poder classificar os livros em até 05 estrelas.


#2. Sites, Blogs e Canais do YouTube (Booktubers) de Literatura



Uma outra forma de ficar ligado nos livros que estão saindo por aí é se inscrever, seja por e-mail ou rede social, para receber a novidades sobre livros.

No outro post falei sobre conhecermos a editora, certo? Então, o site da editora é uma ótima maneira de ficarmos sabendo sobre livros, autores e lançamentos.

Outra dica bacana é seguir blogs e canais do YouTube (chamados booktubers) de literatura. Eles publicam suas opiniões, após a leitura de determinado livro.

Infelizmente, não existem muitos blogs e canais literários voltados para o público cristão (Se você souber de algum, deixa nos comentários?!). Aqui estão algumas indicações de Blogs e Canais que busco acompanhar:

Me Conta: escrito por Anny Carolline, é um blog novo e voltado para público cristão, que apresenta resenhas de livros e algumas curiosidades.

Ler Antes de Morrer: é um canal no YouTube, também um Blog, da jornalista Isabella Lubrano. Ela faz várias resenhas de clássicos da literatura nacional e internacional. E se impôs o desafio de ler 1001 livros antes de morrer. Apresenta uma nova resenha toda semana.

Leitor Cristão: apesar de ser um blog abandonado, ainda está no ar e possui um conteúdo bem bacana.


#3. Observe o momento em que você está vivendo



Estar de olho no momento em que estamos vivendo é algo que pode nos ajudar a fazer boas escolhas e evitar as ruins.

Se estou vivendo um momento em que minhas emoções estão oscilantes, pode acabar não sendo uma boa ideia ler livros que mexam com os meus sentimentos, gerando tristeza ou sofrimento por exemplo.

Sim, livros, assim como filmes, mexem com as nossas emoções. Quando eu tinha uns quinzes anos, li um livro chamado “Clô Dias e Noites”, Sérgio Jockymann, Editora L&PM. Terminei às 03h00 da manhã. Após ler a última palavra, desabei a chorar. O livro é bem triste e fala sobre a violência doméstica e contra a mulher.

Por isso, é importante sabermos do que se trata aquele livro. Por outro lado, existem livros que podem nos ajudar a passar por momentos em que estamos vivendo.

Há uns dois anos atrás entendi que precisava me aproximar mais de Deus e tive a oportunidade de ler “O Poder de uma vida de oração”, do Paul Miller, Editora Vida Nova. Aprendi muito com o que esse cara passou em sua vida e como superou suas dificuldades através da oração. Minha vida oração mudou muito depois de ler esse livro.


#4. Leia sobre assuntos que já te interessam no seu dia-a-dia


Você gosta de aviões, biografias, história, maquiagem, cabelo, geografia, gastronomia, ciência, Deus, oração, ficção cientifica...? Leia sobre isso.

Parece óbvio, mas às vezes algumas pessoas querem ler apenas o que está na moda, e não se dão conta de que existem vários nichos literários.

Então, sugiro que você busque assuntos que lhe agradam ou que tenham relação com a sua profissão ou estilo de vida. Isso estimulará ainda mais o seu gosto pela leitura.


#5. Converse com pessoas que gostam de ler e peça indicações


A Bíblia diz no livro de Provérbios capítulo 11 e versículo 14 que “Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros. ”.

Para ler alguns livros precisamos ter maturidade emocional, intelectual e, em alguns casos, espiritual.

Uma vez li um livro que eu só tive maturidade para acabar de ler depois de um certo tempo, pois no momento em que havia começado não tinha uma base de conhecimento para isso.

Então, se você conhece pessoas que gostam de ler, peça ajuda a elas para escolher um bom livro.

Diga a elas que você se interessa por determinado assunto e se ela conhece algum para te indicar.

Essas pessoas, por suas experiências, saberão fazer boas indicações levando em consideração a sua experiência de vida e conhecimento do assunto.

Se você é cristão e tem um discipulador ou uma discipuladora, alguém que te acompanha na caminhada cristã, converse com ele ou ela sobre isso. Eles podem ter boas indicações para você ou podem te direcionar a alguém que tenha.



#6. Ore



Eu sei que a última dica parece estranha e ilógica, mas como a blogueira aqui é cristã, acredito que Deus realmente sabe o que é melhor para nós e o momento certo de termos acesso a novos conhecimentos ou não.

A oração já me livrou de muitas enrascadas e me ajudou a fazer boas escolhas. Acredite: Deus deseja fazer parte de nossas decisões, mesmo que elas pareçam tão pequenas como a escolha de um livro.

Confira a primeira parte desse post: Como escolher um bom livro? - Parte 1!

E você? Como escolhe seus livros? Deixe suas respostas nos comentários.

Gostou do conteúdo? Comenta e compartilha com quem está precisando saber disso!

Abraço,

Postagens Populares