terça-feira, 12 de abril de 2016

Descansar e Esperar em Deus?


Não! Esse não é um post sobre namoro cristão! Mas sobre esperarmos qualquer resposta de Deus em Deus. Ãh? É isso mesmo! E “descansar” Nele.

Estamos tão acostumados com o Google que achamos que Deus nos enviará a resposta daquilo que precisamos no milésimo de segundos do site de busca, só que não...



Animação oficial do Google
Animação Oficial

Esperar em Deus?

Sim! Esperar em Deus! Aguardar que Ele tem as respostas para as nossas dúvidas e necessidades. Que no tempo correto elas chegarão até nós e que podermos desfrutar do que recebemos Dele.

Deus tem o seu próprio tempo e cuidado para conosco! Provavelmente, se muitos de nós recebêssemos o que pedimos a Ele, antes de termos maturidade para administrar isso, teríamos sérios problemas.

Embora, maturidade não esteja ligada a idade, meus Pastores costumam dar um exemplo bem lúdico sobre isso: imagine dar um salário de 1.500 reais a uma criança de 7 anos, que não foi ensinada a poupar, provavelmente vai gastar tudo em bala, doce, chiclete, chocolate e, nos dias de hoje, dinheiro virtual para usar nos joguinhos do Facebook.

Fora do tempo correto, não saberíamos lidar com aquilo que recebêssemos do Pai. Por isso, acredito que um dos grandes desafios do cristianismo, pelo menos nessa geração, é descansar e esperar em Deus.

Esperar que Ele irá cumprir sua palavra e que sua resposta também chegará até nós. E nos prepararmos, também, para ouvir um “Não” Dele. Pois, é melhor ouvir um “não” como resposta e permanecermos bem e Nele do que recebermos um “sim” e, aquilo que deveria ser benéfico, se tornar uma verdadeira maldição nas nossas mãos, pela nossa falta de sabedoria, e, talvez, nos tirar da presença Dele.

Descansar em Deus?

Sim, Descansar em Deus! Descansar em Deus não é dormir ou não fazer nada, mas sim agir segundo o direcionamento que recebemos Dele. Seja o que recebemos através da bíblia, nossos líderes ou discipuladores.

Creio que, por mais estranho que isso soe, obedecer também é descansar Nele. Descansar não é não agir, mas agir de maneira correta, segundo o comando que recebemos de Deus, segundo a sua palavra.

Uma definição que encontrei no Dicionário Aurélio Online para a palavra descansar foi confiar. Quem descansa em Deus, confia que Ele irá suprir suas necessidades, sejam as mais básicas até a mais complexas.

Olha que versículo fantástico:  “[...] os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam. ” (Isaías 40:31, NTLH).

Perceba que confiar não é uma ação passiva. Correr e andar exigem esforço, certo? Mas quando nossa confiança está em Deus, não nos cansamos, mesmo realizando essas atividades, pois tem alguém especial zelando por nós e se preocupando conosco.

Para mim, descansar exige fé. Precisamos de fé para acreditar que Ele cumprirá aquilo que disse que faria e que não teremos falta do que precisamos.

Ter fé agrada a Deus (Hebreus 11:6), o que me faz concluir que descansar (confiar) Nele também o alegra. E que tentar fazer as coisas do nosso jeito, sem a Sua ajuda ou intervenção, desagrada a Ele.

Nas cartas aos Hebreus, o autor expressa que alguns não entraram na Terra Prometida, Canaã, porque não tiveram fé: “Portanto, vemos que elas não puderam entrar na Terra Prometida porque não tiveram fé. ” (Hebreus 3: 19, NTLH). Pois teimaram em não ouvir a voz de Deus e se revoltaram contra Ele (Hebreus 3: 7-11, NTLH).

Além disso, o descanso de Deus é uma promessa para nós: “Deus nos deixou a promessa de que podemos receber o descanso de que ele falou. ” (Hebreus 4:1a, NTLH)

Por isso, precisamos falar com Deus, em oração, sobre decisões que precisamos tomar e colocar a nossa fé em ação. Deus deseja cuidar de cada momento de nossa vida!

Pense nas coisas que Deus fez na natureza. Se ele se preocupou até as variações de tons de uma simples ave, você acha mesmo que ele não irá se preocupar com as nossas necessidades?


Concluindo...

Sei que esperar e descansar Nele não é uma tarefa fácil, mas é algo que necessitamos aprender para que sejamos abençoados por Ele, já que Ele deseja fazer isso e é uma promessa. No entanto, para isso precisamos deixar a teimosia de coração e aceitar a Sua vontade para nós.

Deus quer ser um participante ativo da nossa história, por isso, também, vale a pena esperar e descansar nos braços d’Ele.


Abraço!

Postagens Populares