quinta-feira, 30 de junho de 2016

05 dicas para cuidar de cabelos crespos e cacheados


Oi, gente! Tudo certo com vocês?

Se você tem cabelo crespo ou cacheado, esse post é para você! Hoje, vou dar algumas dicas e sugestões que podem te ajudar a cuidar melhor do seu cabelo!

Um pouco sobre o meu histórico capilar


Nem sempre, eu mantive meu cabelo natural. Como muitas mulheres, sempre achei mais fácil, prático e necessário o uso de química para relaxar ou alisar o cabelo. Olha eu aí em baixo, de cabelo "liso".

2013. Aqui estou com chapinha! Mas ficava mais ou menos assim quando eu fazia escova progressiva.
Atualmente, existe um movimento na Web pelo cabelo natural, “sem química” do tipo escova progressiva. Mas deixei o meu cabelo natural por outro motivo.

Acabei ficando sem trabalho e, consequentemente, sem dinheiro (Risos). Se você já fez algum tipo de química em salão, sabe que o tratamento e a manutenção podem ser caros, certo?

Aí, fui deixando natural até que um dia cansei e tirei o que sobrou na química...

Então, decidi procurar na Internet formas de cuidar do cabelo. E, para minha surpresa, encontrei muitas coisas legais para se fazer. Não imaginava que existia uma galera tentando manter o cabelo natural. Aí resolvi deixar ele natural mesmo.

2016. É como meu cabelo está agora!

Finalmente, vamos as dicas...


Embora existam muitos tipos similares de cabelo, cada cabelo pode reagir de uma maneira diferente. Então, testei muita coisa e, hoje, trouxe e procuro fazer o que funciona para o meu cabelo. Beleza?

Por isso, fique à vontade para modificar e adaptar ou não a sua realidade...

#1. Não exagere na quantidade de shampoo


Observação: Isso serve tanto para aquele que segue ou não a técnica de Low Poo.

Quando aplicar o shampoo, não coloque toda a quantidade que você vai usar no couro cabeludo....

Divida essa quantidade, colocando diretamente em vários pontos do couro cabeludo. Especialmente se o shampoo usado possui um componente chamado Sulfato ou derivados, já que ele tende a ressecar o cabelo.

Depois que comecei a fazer isso, notei uma diminuição do ressecamento do cabelo.

#2. Prefira desembaraçar o cabelo com as mãos durante o banho



Pentear o cabelo crespo ou encaracolado seco? Nem pensar!

Antes, passava dias sem pentear o cabelo... (Risos). Quando descobri isso, as dores de cabeça literalmente acabaram.

Calma, você não precisa gastar litros de água, afinal de contas ninguém aqui é sócio da companhia de saneamento básico. Certo?

É só aproveitar o condicionador ou creme de hidratação, ou seja, a medida que for aplicando o produto ou enxaguando, vá passando os dedos entre os cabelos. Se achar ruim usar os dedos, use um pente de dentes largos.


#3. Quer definição? Observe a consistência do produto!


Atualmente, para alegria da mulherada, existem vários cremes de pentear para finalização do cabelo. De ondulados a crespos.

Se você é do tipo de pessoa que gosta de cachos bem definidos, sugiro usar e dar preferência para cremes de pentear com uma consistência mais grossa.

Cremes com uma consistência mais fininha, como o famoso Yamasterol, tendem a não “segurar” os cachos por muito tempo e fazer com que eles percam definição.

#4. Evite usar secador, mas...


O frio apareceu.... Estamos no inverno!

Deixar o cabelo secar naturalmente evita o ressecamento da fibra capilar, no entanto precisamos evitar gripe, resfriado ou pneumonia, certo?

Por isso, se não dá para secar “in natura”, bora secar com o secador mesmo. Ah! Não se esqueça do protetor térmico, para que essa excelente invenção não frite os cabelos ao invés de secá-los.


Dica Bônus: Existe um acessório no secador que é excelente para nós, especialmente para quem curte um volume: o difusor! Ele espalha o ar fazendo com que o jato do secador não desmanche os cachos.

Leia esse post do site Meus cachos”: “Como escolher o difusor ideal para seus cachos”.

#5. Sem tempo para hidratar? O pré-poo pode ajudar!


O pré-poo nada mais é do que uma preparação para que o cabelo possa receber o shampoo. Pode ser feito com óleos vegetais, cremes ou produtos próprios para essa finalidade.

É uma questão de gosto e escolha. Eu não curto muito a ideia de passar óleo vegetal no meu cabelo, tipo azeite. Isso me dá uma certa aflição....

Para o pré-poo eu uso o Yamasterol da Yamá ou o Multy da Salon Line.

Antes de tomar banho, eu coloco uma pequena quantidade nas mãos e aplico nas pontas do cabelo e deixo agir por uns 10 minutos ou até o momento em que vou tomar banho.

Observei que, ao fazer isso, meu cabelo ficou mais macio. E quando sei que não vou conseguir hidratar é isso que eu faço, principalmente agora no frio.


Conclusão


Espero que essas dicas tenham ti ajudado de alguma forma. Se te ajudou, compartilha com alguém que você sabe que está precisando.

Como você cuida do seu cabelo? Você já fez algumas das coisas que citei aqui? O que achou? Te ajudou ou piorou? Deixe sua opinião nos comentários! Acredite ela é um muito importante!

Ah! Você sabia que o Blog Enchendo a Caixa agora tem um canal no YouTube? Passa lá para conhecer e se inscrever: Canal Enchendo a Caixa!

Até mais,
Abraço!