quinta-feira, 16 de junho de 2016

Minhas dicas para ler mais – Parte 1


Oi, gente! Tudo bem?

No post de hoje, quero dividir com vocês algumas dicas que tem funcionando para mim quando o assunto é “ler mais”.

Muitas pessoas me dizem “Eu quero ler mais, mas não consigo...”, “Eu queria ser um leitor, mas não consigo...” ou ainda “Isso me dá sono, tenho preguiça! ”. Leia esse post, quem sabe pode te ajudar?!

Eu sei que existem vários posts falando disso na web, entretanto quero deixar minha versão dele e experiência com isso, já que cada pessoa possui uma cosmovisão diferente, ou seja, cada um é um e tem sua individualidade, sua visão de mundo, pois o que funciona para um pode não funcionar para outro.

Reforço que coloco aqui o que experimentei e tem funcionado para mim, ok?! Não é uma regra absoluta. Fique à vontade para adaptar ao seu jeito.


#1. Respeite o seu limite e abandone a preocupação com números



No post “Como escolher um bom livro? – Parte 2”, falei sobre uma rede social para leitores, chamada Skoob.

Ali você encontra alguns bookaholic, ou seja, viciados em livros, leitura e o que diz respeito a esse mundo da literatura. Pessoas que conseguem ler muitos livros por ano, tipo 30, 60, 100 ou mais. Sim, alguns conseguem!

Eu achava que precisava alcançar esse número de livros para ser uma boa leitora, no entanto, descobri que tentar fazer isso seria uma grande besteira, pois isso faria com que ler se tornasse algo enfadonho e chato.

Por isso, entendi que precisava seguir o meu próprio ritmo e limite. Se você perguntasse a quantidade de livros que já li até hoje, talvez ficasse chocado. Não passam de 150. Isso porque sou uma leitora assumida.

Além disso, existem as coisas da faculdade e aquilo que leio na Internet, o que não me faz ser menos leitora por isso. Não que eu não deva querer melhorar e aumentar a quantidade de livros lidos, mas tenho me preocupado em ter uma leitura de qualidade.

E sei que, se eu, Vanessa, ler muito rápido, acabo tendo essa perda de qualidade. Eu sei de gente que lê rápido e com qualidade, mas eu não sou assim, por isso busco respeitar o meu limite.

No entanto, como a gente sempre tem o que melhorar, sempre busco aumentar a quantidade de livros lidos, certo! ;-)

#2. Leia pouco, mas leia sempre!



Sim, é isso mesmo! É muito melhor ler um pouco todo dia, do que ler muito num dia só e passar dias sem ler. E quer mais um conselho? Tente não parar de ler nunca!

Eu passei por fases em que deixei de ler e depois tentei retomar a leitura. Foi terrível! Duas coisas aconteceram:

1. Perdi o ritmo de leitura: Toda vez que ia tentar ler, acabava ficando com preguiça e deixava para lá ou, então, olhava para o livro e “ele olhava para mim”, mas a leitura não rolava. Isso porque aquele livro era muito desejado.

2. Perdi a velocidade de leitura: É minha gente! Algo que eu poderia ler em uma semana, eu acabava levando quase um mês.

Hoje, esforço-me para ler um trecho do livro da semana todo dia, porém nem sempre consigo e às vezes a leitura acaba se arrastando. No entanto, aos poucos tenho conseguido retomar e recuperar o ritmo e a velocidade de leitura.

#3. Foco



Imagine a cena:

De um lado, pesando 62kg, 1,70 de altura, o Homem Distração. Do outro lado, pesando 64kg, 1,72 de altura, o Homem Foco. O juiz dá o sinal e a luta começa. O ginásio vai ao delírio!

Os dois adversários se enfrentam nos olhos e começa a disputa. Mas o Homem Distração escuta o barulho do WhatsApp vira para o lado e é nocauteado pelo Homem Foco, que não está distraído.

Depois do soco feroz, rapidamente o Homem Distração se ergue, se levanta, mas aí de novo ele escuta um barulho! É a cutucada do Facebook, despreparado e distraído, mais uma vez é nocauteado pelo Homem Foco, cai no chão e não consegue mais levantar...

A contagem começa, lá nos últimos instantes, “...5,4,3,2,1”, o Homem Distração perdeu e o Homem Foco ganha o Cinturão de Campeão Mundial de Boxe, na categoria Peso-Pena!

Gente, eu sei que pode ser uma ilustração tosca, mas olha só, nessa parada aí, o Homem Distração perdeu para quem? Para o Homem Foco ou para sua própria distração? Se a resposta foi a sua própria distração, você acertou!

Infelizmente, nós, eu me incluo nessa, temos sido nocauteados pelo apego as distrações da Internet através das Redes Sociais.

Elas são muito legais, ótimo meio de comunicação e até mesmo de lazer, mas tem feito com demos mais atenção para isso e deixemos de lado o que realmente importa.

Então, se desejamos ler mais, seria uma boa ideia encontrarmos meios de evitar olhar as Redes Sociais enquanto estivermos lendo ou, até mesmo, quando estivermos fazendo coisas importantes.

Talvez desligar o Wi-Fi, colocar no silencioso ou no modo vibratório.

Como dificilmente eu coloco crédito no celular, por incrível que pareça, ás vezes leio mais quando estou fora de casa, já que fico sem Wi-Fi, consequentemente sem Internet.

Teve uma vez que li 25% de um livro de 300 páginas, só indo e voltando da minha casa para faculdade. Isso aconteceu porque perdi o ônibus e tive que ficar um bom tempo esperando!

Então, "vigia com as Redes Sociais"! (Risos)

Concluindo, só que não...


Como eu não quero que esse post fique muito longo, semana que vem, vou postar “Minhas dicas para ler mais – Parte 2”.

E aí? O que achou dessas dicas? Deixe sua opinião nos comentários!

Se você gostou desse post e achou essas dicas úteis, compartilhe com seus amigos.

Ah! Você sabia que o Blog Enchendo a Caixa agora tem um canal no YouTube? Passa lá para conhecer e se inscrever: Canal Enchendo a Caixa!

Até mais!

Abraço!

Postagens Populares