terça-feira, 7 de junho de 2016

Por que devemos orar?


No último post, falei sobre o que é oração. Nesse post, vou falar sobre alguns motivos pelos quais eu acredito e entendo que devemos e precisamos orar.


#1. Tornarmo-nos conscientes da necessidade da misericórdia de Deus



Aprendi com Paul Miller, em um de seus livros, que a nossa necessidade de orar precisa aumentar à medida que nos aproximamos de Deus. Por quê?

Quanto mais me aproximo de Deus, mais consciente me torno. Não porque eu peque mais ou menos, mas começo a descobrir que aquilo que eu achava que não era pecado é pecado. Isso aumenta a minha necessidade de buscar a Deus, já que preciso de Sua salvação. 

#2. Não sermos tentados


Há um tempo atrás, escrevi um post falando sobre "Por que devemos nos preocupar com a tentação?" e outro sobre "05 dicas para vencer a tentação".

Neles falo da importância de orarmos como prevenção ao pecado e resistência a tentação.

Essa foi ordem de Jesus aos seus discípulos: "Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir." (Mateus 26:41, NTLH).

Se Jesus disse isso é porque sabia da eficiência e eficácia da oração.

#3. Relacionamento e intimidade com Deus



No último post, disse que Deus já buscava se relacionar com a sua criação desde o Éden e que isso não mudou. Deus deseja ser nosso amigo e que possamos confiar nele.

Assim como acontece com nossos amigos pessoais, quanto mais conversamos com eles, mais íntimos nos tornamos, de mais coisas pessoais deles nós sabemos.

Quando oramos estamos nos aproximando de nosso Criador. Quanto mais oramos, mais ele fala de si mesmo, o que O agrada e o que não O agrada. Assim, a amizade vai se estreitando e a intimidade aumentando.

#4. Adquirir Autoridade Espiritual


Sempre me lembro de algo que o Pastor Lucinho Barreto fala em uma de suas pregações: "Satanás não respeita quem não ora.".

O episódio relatado no livro de Atos, capítulo 19 e versículos de 13 a 16 (NTLH),  ilustra muito bem essa frase:

"Alguns judeus que andavam de um lugar para outro, expulsando espíritos maus, quiseram usar também o nome do Senhor Jesus para expulsar os espíritos maus, dizendo a eles:

— Pelo poder do nome de Jesus, o mesmo que Paulo anuncia, eu mando que vocês saiam!

Os homens que faziam isso eram os sete filhos de um judeu chamado Ceva, que era Grande Sacerdote. Mas certa vez um espírito mau disse a eles:

— Eu conheço Jesus e sei quem é Paulo. Mas vocês, quem são?

Então o homem que estava dominado pelo espírito mau os atacou e bateu neles com tanta violência, que eles fugiram daquela casa feridos e com as roupas rasgadas."

Perceba que os rapazes aí são perguntados sobre quem eles são, ou seja, eles podiam até ser conhecidos aqui na terra e até estarem catalogados na Base de Dados da Previdência de Deus, afinal de contas também eram obra de sua criação, o que não significa que eles faziam a declaração do Imposto de Renda, ou seja, prestavam contas de seus gastos a autoridade governamental máxima do universo.

Mas será que era conhecido no mundo espiritual pelos capangas do Satangos? Pelo que lemos no texto, os demônios não conheciam ele não. Ele pagou um preço caro por isso.

A palavra do Senhor diz que "Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus." (Romanos 8:1, NTLH).

Estar unidos com Ele, significa ter comunhão e prestar contas, ou seja, confessar pecados também entra aqui.

Se o inimigo de nossas almas olha para nós e não encontra brechas, buracos, ele não tem por onde entrar.

Mas se a gente não ora, rapidamente nos tornamos os sacos de areia da academia de boxe do inferno, ou seja, ele encontra motivos para nos atingir.

Conclusão

Eu poderia listar muitos outros motivos pelos quais devemos orar, mas não quero deixar esse post muito grande. Apenas compartilhar com você que necessitamos buscar constantemente aquele que deu a Sua vida por nós.

E você? Por que acha que devemos orar? Deixe suas respostas nos comentários!

Ah! Você sabia que o Blog Enchendo a Caixa agora tem um canal no YouTube? Passa lá para conhecer e se inscrever: Canal Enchendo a Caixa!

Até mais!

Abraço!