quarta-feira, 1 de junho de 2016

Você sabe o que é oração?


O que se passa na sua cabeça quando você pensa na palavra oração ou no ato de orar? Um ritual religioso? Uma missão para pessoas ultra santas ou com uma missão especial? Um monte de palavras sem significados? Ou uma das partes da análise da Língua Portuguesa? ....

Enfim, o fato que é que muitos pensam que orar ou ter uma vida de oração é algo distante ou para pessoas escolhidas por Deus para isso. No entanto, isso está acessível para todos aqueles que desejam se aproximar mais de Deus, do Seu criador.

Ok! Mas o que significa orar?


Vamos recorrer a Língua Portuguesa primeiro. Dentre os muitos significados da palavra orar, olha o que diz o dicionário Michaelis Online (Grifo nosso):

Orar: “Falar em público; falar em tom oratório; proferir discursos ou sermões. / Discursar, pregar sobre. / Dirigir oração, rezar a: Orar a Deus. / Fazer oração; rezar, interceder por. / Manter-se em oração, em comunhão com Deus.

Olha que coisa doida? Um verbo exprime uma ação, certo? Algo que precisa ser feito, não é mesmo?

O ato de orar exprime a ação de manter-se em comunhão com Deus. De falar, colocar para fora.

E ter comunhão é muito mais do que ter algo em comum ou a mesma fé, mas estabelecer amizade e relacionamento. Quando oramos, estamos estabelecendo um relacionamento com Deus.

E, como não existe relacionamento do tipo monologo... Sim, Ele responde as nossas orações!

Olha o que o Dicionário Bíblico Universal (2007) diz sobre oração:

“A oração cristã baseia-se na convicção de que o Pai Celeste, que tem providencial cuidado sobre nós (Mt 6.26, 30; 10.29,30) e é ‘cheio de terna misericórdia’ (Tg 5.11), ouvirá as petições dos seus filhos e responderá a elas da maneira e no tempo que julgar melhor. ” (Grifo nosso).
Três pontos interessante aqui:

1.  “[...] ouvirá as petições de seus filhos”

Sim, Deus nos ouve! Podemos ler isso em I João capítulo 5, versículo 14:

Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve. ” (NTLH).

2. “[...] responderá a elas”

Assim como Ele ouve, Ele também responde:

E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos! ” (Efésios 3:20, NTLH).

3. “[...] da maneira e no tempo que julgar melhor. ”

Nesse ponto, é muito importante ressaltar a completa soberania de Deus. Ele sabe todas as coisas, está em todos os lugares e tem todo poder, o que significa que pode responder como e quando Ele quiser.

Não podemos, nem devemos limitar a sua forma de resposta. Ele é completamente livre para nos dar ou não aquilo que pedimos.

No entanto, podemos nos surpreender com a sua capacidade criativa de nos responder uma oração, como lemos em Efésios 3:20.

Minha definição e entendimento pessoal de oração


Para minha pessoa, orar é conversar com Deus. Pois, entendo que, se eu apenas falar não será um diálogo, mas um monólogo, ou seja, eu falando igual uma matraca e Deus em silêncio!


A Bíblia diz que Deus conversava com a humanidade desde o Éden (Gênesis 3:8-9). Toda tarde, Deus chamava Adão e Eva para tomar um café!

Não se sabe o teor da conversa, no entanto, imagino que seja sobre coisas bem simples, já que não existia pecado. Talvez sobre os nomes que Adão tinha dado para os animais ou o quanto eles, Adão e Eva, haviam avançado nas obras de expansão do jardim. Enfim, muitas são as possibilidades.

Mas, por causa do pecado, essa comunicação foi cortada. Porém, com Cristo Jesus, foi restabelecida e hoje podemos, através do nome de Jesus, falar com Deus.

Pense: se Adão e Eva poderiam, e eu acredito que faziam isso, contar a Deus coisas do seu cotidiano, imagine eu e você? Deus deseja cuidar de cada detalhe de nossas vidas!

A oração é um meio de dizermos para Deus o que acontece na nossa vida.

Deus já sabe de tudo? Sim, é claro! Mas espera que eu e você compartilhemos nós mesmos com Ele. Isso se dá através da oração.

E a parte do Deus responde? Simples, existe a Bíblia certo? É por lá que Deus responde nossas orações.


Deus fala de outras maneiras? Sim, é claro! Pensa em uma pessoa criativa! Pensou? Se você pensou em Deus, acertou! Ele é capaz de usar muitas formas diferentes para falar de muitas coisas e falar de muitas coisas usando uma única forma.

No entanto, tudo que Deus nos fala se fundamenta na Palavra Dele. E, como diz o Pastor Rick Warren, “Deus fala com você pela Palavra e você fala com ele pela oração. ”.

Até hoje, podemos ler o mesmo versículo e Ele dizer muitas coisas diferentes e vários versículos falarem do mesmo assunto. Só Deus para conseguir um negócio desse!

Conclusão


Watchman Nee disse em um de seus livros que a oração precisa ser o principal ministério (trabalho) de um cristão. E, para Charles Spurgeon, “A oração não nos prepara para as grandes obras. Ela é a maior de todas as obras. ”.

O que me faz pensar que, me relacionar com Deus e manter a minha intimidade com Ele, é muito mais importante do que a obra que eu faço para Ele. Embora trabalhar para Ele tenha sua importância.

E, como eu disse no começo do texto, orar está ao alcance de todos aqueles que desejam se aproximar de Deus.

E para você? O que significa orar? Deixe sua resposta nos comentários.

Até mais!

Referências Bibliográficas


BUCKLAND, A. R.; WILLIAMS, Lukyn. Dicionário Bíblico Universal. 4. ed. São Paulo: Vida, 2007. 626 p.