terça-feira, 28 de junho de 2016

Você sabe onde orar?


Nas últimas semanas, o tema de palavras do Blog tem sido oração: “Você sabe o que oração? ”, “Por que devemos orar? “, “Você sabe como orar? ” e “Você sabe quando orar?”. Nesse último post, vamos falar sobre locais apropriados para oração.

Mas Van, no último post, “Você sabe quando orar? ”, você disse que a Bíblia nos ensina a orar em todo o tempo... Como assim, locais apropriados para orar?

Eu sei que parece confuso, mas na Palavra de Deus podemos encontrar algumas indicações de alguns lugares para orarmos. Além disso, podemos usar o bom senso.

Vamos lá?!

#1. No nosso quarto



Sim, nosso quarto! Jesus nos ensina a orarmos no nosso quarto e com a porta fechada.

Olha só: “Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. ” (Mateus 6:6a, NTLH).

Essa ordem foi dada, segundo o texto de Mateus, capítulo 6, versículos de 5 a 8, para que as pessoas não sejam hipócritas, ou seja, não sejam pessoas que aparentam ser uma coisa ou falar de jeito, mas, na realidade, são outras.

Muitos oravam, e alguns ainda oram, nos lugares públicos para mostrar que possuíam uma vida santa e religiosa, no entanto, na sua intimidade, eram completamente diferentes.

Para evitar isso, Jesus nos ensina a buscarmos a Deus de maneira secreta e o nosso Pai, que não podemos ver nos recompensará, pois nos humilhamos de diante de Deus e não de homens.

Vale ressaltar que essa “recompensa” não é a resposta de oração, como muitos acreditam. A recompensa é por orar em secreto e não como resposta de oração.

Como a vontade de Deus é soberana, Ele responde como, quando e onde quiser. Ok?!

#2. Na Igreja



Sei que isso parece óbvio, porém é importante considerarmos a oração junto com o corpo de Cristo. Se a sua Igreja promove encontros e reuniões de oração, procure participar.

A palavra do Senhor diz que quando duas ou mais pessoas concordam, em oração, nos céus também há concordância:

E afirmo a vocês que isto também é verdade: todas as vezes que dois de vocês que estão na terra pedirem a mesma coisa em oração, isso será feito pelo meu Pai, que está no céu. Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles. ” (Mateus 18:19-20, NTLH).

Além disso, se a fé agrada a Deus, imagine quando muitas pessoas se reúnem para unir e compartilhar da mesma fé entre si? Portanto, não podemos perder essa oportunidade de buscá-lo na igreja. Beleza?

#3. Na mente



Esse lugar não é físico, mas conceitual, ou seja, é algo que não podemos ver ou tocar... Só existe dentro da nossa cabeça mesmo... (risos).

Se tem um lugar onde a batalha é difícil de vencer é a nossa mente. Há quem diga ainda que somos nossos piores inimigos, pois se decidimos fazer algo, fazemos, porém, se decidirmos não fazer, não faremos.

Aqui é onde mais se encaixa o ensinamento do Apóstolo Paulo: “Orem sempre” (I Tessalonicenses 5:17, NTLH).

É necessário que oremos em voz alta, porém, se você trabalha com pessoas, por exemplo, talvez seja complicado e até um pouco constrangedor fazer isso o tempo todo, já que você pode ganhar o status de loucura ou, ainda, correr o risco de não se focar naquilo que está fazendo.

Por isso, uma sugestão aqui é um separarmos um tempo do nosso dia para nos dedicarmos a Deus, em oração e meditação bíblica, o famigerado devocional.

E nos mantermos em oração, na mente, sempre que precisamos falar com Deus.

#4. Qualquer lugar



Se podemos orar em todo tempo, também podemos orar em qualquer lugar. Na rua, no ônibus, no trânsito, na escola, shopping, e etc....

No entanto, a palavra de Deus diz que existe tempo para tudo, o que me faz pensar que também existe lugar para tudo.

Se eu estou num lugar onde seria um pouco complicado de falar com Deus, mas preciso fazer isso, procuro o banheiro ou uma sala mais reservada.

Além disso, não vejo necessidade das outras pessoas no ambiente ouvirem o que estou falando para Deus, exceto o próprio Deus. Assim, a informação chega para quem tem que chegar! Entende?!

Conclusão


Algumas pessoas acreditam que Deus não nos dará atenção, porque estamos falando com Ele fora de hora e lugar, o que não é verdade, já que Ele espera que o busquemos sempre que houver necessidade.

Podemos buscar Deus quando e onde queremos e precisamos, no entanto, sugiro buscarmos a ajuda do maior professor de oração de todos os tempos, o Espírito Santo! Pois Ele nos conduzirá ao momento perfeito e propício para buscarmos a Deus, em oração.

Espero que esse post, e essa série de posts, sobre oração tenha ti ajudado.

Se você gostou desse texto e ele te ajudou de alguma forma, compartilhe com alguém.... Seus amigos, colegas e familiares!

E aí? Qual é o seu lugar favorito de oração? Deixe sua resposta e opinião nos comentários.

Ah! Você sabia que o Blog Enchendo a Caixa agora tem um canal no YouTube? Passa lá para conhecer e se inscrever: Canal Enchendo a Caixa!

Até mais,
Abraço!

Postagens Populares