terça-feira, 21 de junho de 2016

Você sabe quando podemos orar?


Talvez seja uma pergunta meio idiota, porém, a realidade é que muita gente por aí acha que tem hora certa para isso, enquanto outras acreditam que não tem.

Mas será que tem hora certa para orar?

Vamos consultar o Super Guia Completo e Definitivo do Usuário do Reino de Deus Atualizado, a Bíblia! Desculpa gente, sou da TI...

A Palavra de Deus deixa vários exemplos e pistas de como era a rotina oração de alguns personagens bíblicos:

1. Na viração do dia, em torno de 18h00: Adão e Eva

Olha a pista que encontramos em Gênesis 3.8a: “E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia”. (ARC)

Desde o início dos tempos, Deus já procurava buscava se encontrar com a sua criação. A viração do dia é considerada, por muitos, aquele período entre pôr do sol e início da escuridão da noite, ou seja, lá pelas 18h00.

2. À tarde, Isaque

Sobre Isaque, encontramos a seguinte pista em Gênesis 24.63: “Ele havia saído à tardinha para dar um passeio pelo campo, quando viu que vinham vindo camelos. ” (NTLH)

Algumas traduções dizem “no cair da tarde”, o que pode ser entendido, assim como no tópico anterior, como sendo em torno de 18h00. Aqui é mais difícil, pelo menos para mim, precisar o horário.

3. De manhã, à tarde e à noite, Rei Davi

Sim, gente! É o que está registrado no Salmo 55.17, escrito pelo próprio Davi: “De tarde, e de manhã, e ao meio-dia, orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz. ” (NTLH)

4. De madrugada, Jesus Cristo

Sim, gente! O mestre gostava de orar nas madrugadas!
Olha o que diz o livro de Marcos 1.35: “De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando. ” (NVI).

5. De Manhã, Jesus e o Pai nosso

Quando Jesus ensinou a oração do “Pai nosso”, vemos em Mateus 6:11 a seguinte verso: “Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.”.

Se ele usou a palavra, indica fortemente que é uma oração para algo que precisamos naquele dia. Nesse caso, não faz muito eu orar por isso antes de dormir, já que estou pedindo por algo que aconteça hoje, enquanto estou acordada.

“Orem sempre” – I Tessalonicenses 5:17


Pelos exemplos bíblicos que vimos, não existe uma regra, ou seja, a oração pode ser feita em qualquer tempo e momento.

Paulo nos ensina que precisamos orar sem cessar, ou seja, sempre. Então, não importa o momento que estamos podemos e devemos orar.

Deus não liga de ser contatado em qualquer período do dia, ele espera que façamos isso.
Gosto muito de algo que o Pastor Lucinho Barreto fala em suas pregações: “Não pare de orar! Ore casado, com fome, com raiva, feliz, triste, ore até que a obrigação se torne um prazer. ”.

Por que muitos preferem ou sugerem um período de oração pela manhã?


Embora Deus não tenha estipulado um período certo para orar, talvez porque espere que o chamemos o tempo todo, orar pelas manhãs é algo muito importante, por dois simples motivos:

1. A oração do “Pai nosso” nos incentiva a pedir o alimento que precisamos hoje, o que indica o período matinal, como muitos entendem e concordam.

2. Como diz o meu Pastor, temos um dia inteiro para enfrentar, nada melhor do que começar buscando a Deus.


Conclusão


Concordo com Paulo, precisamos orar sempre, em momentos bons e ruins. Entretanto, considero importante dedicarmos um tempo diário exclusivo para oração. Assim, podemos dedicar um tempo exclusivo para Deus!

Se você ainda não leu os outros posts sobre oração, aqui estão os links: “Você sabe o que é oração? ”, “Por que devemos orar? ” e “Você sabe como orar?”.

E para você existe hora certa para orar? Deixe sua resposta nos comentários.

Se você gostou ou não desse post, deixe a sua opinião nos comentários.

Ah! Você sabia que o Blog Enchendo a Caixa agora tem um canal no YouTube? Passa lá para conhecer e se inscrever: Canal Enchendo a Caixa!

Esse post te ajudou de alguma maneira? Compartilhe com alguém!

Até mais,
Abraço!