terça-feira, 26 de julho de 2016

Como lidar com as decepções? Estou decepcionado! Parte 1

Me decepcionei... Como lidar com a decepção?

Você já passou por decepções? Com qualquer pessoal: amigos, colegas, parentes...? Se você é humano, é bem possível que sim! Afinal de contas todos nós somos falhos e passíveis de erro.

Quando conhecemos alguém, geramos uma expectativa para com aquela pessoa, seja ela boa ou ruim.

Às vezes, não “damos nada” para aquela pessoa e, de repente, descobrimos que aquela pessoa é muito legal e muito diferente do que imaginávamos que seria.

Ou, então, olhamos para alguém e imaginamos o quanto aquela pessoa é surpreendente e quando conhecemos, de fato, observamos que ela não é nada daquilo que esperávamos. Humanos? Vai entender....

Enfim, o fato é que as decepções estão aí, sempre batendo na nossa porta e precisamos aprender a lidar com elas, pois elas podem aparecer de qualquer lado e a qualquer momento!

Possíveis soluções


Vamos a algumas ações práticas que podem nos ajudar a lidar com isso.

Não psicóloga, nem especialista e também não considero o que vou escrever uma aqui uma verdade absoluta! Estou apenas compartilhando com vocês algumas das minhas experiências pessoais.

Quem sabe isso te ajuda de alguma forma? ;-)

#1. É preciso entender: Sim, somos falhos!


A corrupção não começou na política brasileira, mas no Éden, quando a humanidade caiu em pecado e a perfeição, nessa terra, deixou de existir!

Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. ” (Romanos 3:23, NTLH). Fomos afastados de Deus, que é perfeito e não comete falhas, portanto, também não caminhamos perfeitos. Estamos e somos imperfeitos.

#2. Olhe para cima


Já que entendemos a nossa capacidade humana para falhas, agora vamos mudar o nosso foco!
Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. ” (Hebreus 12:2a, NTLH).

Se queremos ter como referência alguém perfeito, essa pessoa é Jesus! A Bíblia diz que Ele, mesmo tendo sido submetido a natureza humana, igual a nossa, nunca pecou!

O nosso Grande Sacerdote[Jesus] não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um Grande Sacerdote[Jesus] que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou. ”  (Hebreus 4:15, NTLH).

Por isso, precisamos aprender a olhar mais para cima do que para baixo. Às coisas por aqui são muito falhas, mas as coisas do alto, do céu, que provém de Deus, estas sim são perfeitas. Ele não nos decepciona!

Eu, Vanessa, quando vejo que estou me decepcionando muito com os outros, busco verificar onde tenho colocado os meus olhos: nas coisas daqui ou nas de lá?

#3. Alinhando a motivação: compreendendo a soberania de Deus!


Muitas pessoas se decepcionam com Deus por não entender a Sua soberania.

Ele é soberano sobre todas as coisas, o que significa que, apesar d’Ele respeitar a nossa liberdade de escolha, Ele não precisa da nossa autorização para fazer algo. Se Ele quiser: Ele decide, Ele faz.

Por isso, precisamos compreender que Deus sabe o que melhor para nós, pois foi Ele quem nos criou. Ele prometeu, Ele cumpre, mas não do jeito que queremos e quando queremos.

Então, querida ou querido, nem tudo sai do jeito que a gente quer! E glória a Deus por isso!

#4. Perdoar não é fácil, mas é preciso!


A Bíblia diz que só alcançaremos o perdão de Deus se perdoarmos os ofensores, ou seja, se não perdoarmos aqueles que nos decepcionaram e nos ofenderam, não seremos perdoados pelo Pai, que está nos céus:

Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês. ” (Mateus 6:14-15, NTLH).

É algo fácil de se fazer? É claro que não... ninguém anda por aí aguardando receber uma decepção na vida, mas, se quisermos alcançar graça e misericórdia de Deus, é o que precisamos fazer!

Minha dica aqui é: ore! Quando alguém fez algo para mim e estou com muita dificuldade para perdoar peço ajuda de Deus!

Geralmente, falo assim: “Senhor, fulano fez algo para mim, eu não quero perdoá-lo, mas preciso fazer isso, pois quero alcançar a Sua graça e misericórdia sobre a minha vida... Será que o Senhor pode me ajudar? ”. Sempre funciona!

#5. Fale com Deus sobre isso: 1,2,3, ... orando!


Dependendo da situação, a decepção se torna tão profunda que o relacionamento é rompido e difícil de ser restabelecido. Nesse caso, só Deus pode fazer com que essa restauração de relacionamento e vida sentimental aconteça.
Por isso, é muito importante levarmos essa questão diante de Deus, em oração.

Conclusão


Viver em sociedade é isso! Infelizmente, as decepções fazem parte da nossa existência e precisamos aprender a lidar com isso! O único possível jeito de evitar decepções seria morando numa ilha isolada!

Mas não foi para isso que fomos criados. Deus nos fez para convivermos com as pessoas e essas situações, mesmo não sendo fáceis, fazem parte da nossa vida!

Na semana que vem, quero trazer a segunda parte desse post, onde vou falar sobre o outro lado da coisa: O que fazer quando somos nós que decepcionamos os outros?

Espero que esse post possa ter ti ajudado de alguma maneira! Como você lida com as decepções da vida? Deixe sua resposta e opinião sobre esse texto nos comentários.

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos, colegas e familiares.

Ah! Você sabia que o Blog Enchendo a Caixa tem um Canal no YouTube? Não? Vem conhecer e se inscrever!

Até mais, Abraço!