quinta-feira, 28 de julho de 2016

Aprendendo a Desenvolver Aplicações Web | Semmy Purewal (#R06)

Resenha: “Aprendendo a Desenvolver Aplicações Web” – Semmy Purewal

Quer começar a desenvolver aplicações e sites para Web, mas não sabe por onde começar? Esse livro pode te ajudar!

Eu não sei se você sabe, mas sou graduanda do Curso de Ciência da Computação. E uma das áreas que mais me interesso na área de TI é sobre desenvolvimento de software, especialmente aplicações Web.

Ter encontrado esse livro foi um verdadeiro achado entre os inúmeros livros que existem sobre programação Web por aí!

Capa do Livro: “Aprendendo a Desenvolver Aplicações Web” – Semmy Purewal
Título: "Aprendendo a desenvolver aplicações web - Desenvolva rapidamente com as tecnologias JavaScript mais modernas"
Autor: Semmy Purewal
Ano: 2014
Páginas: 360
Idioma: Português
Editora: Novatec Editora



O autor


Semmy Purewal é engenheiro de software sênior na Netflix, dedicou aproximadamente uma década dando aulas de ciência da computação e trabalhando como consultor autônomo de JavaScript.

Durante esse período, trabalhou com um grupo diversificado de clientes composto de startups, organizações sem fins lucrativos e laboratórios de pesquisa.

E você pode encontrá-lo no Twitter: @semmypurewal.

O livro


O livro começa com o bê-á-bá do desenvolvimento Web! Possui 9 capítulos que vão do básico ao avançado.

Ele começa falando sobre o que nós vamos precisar para utilizar durante a leitura e a prática dos exemplos do livro.

São abordados assuntos do lado front-end de uma aplicação Web, ou seja, aquilo que geralmente o usuário vê:

  • HTML: linguagem responsável pela estrutura de uma página web;
  • CSS: linguagem responsável por estilizar a página, ou seja, deixá-la bonita e agradável aos olhos;
  • JavaScript: linguagem que permite a interatividade da página, ou seja, quando o usuário clicar em alguma coisa, alguma coisa vai acontecer. Aqui, você irá aprender o básico de jQuery.
  • JSON: permite o intercâmbio de dados;
  • AJAX: permite uma página atualizada sem a necessidade de recarregar a página.

Depois são tratados assuntos do lado back-end, um lado que o usuário não vê, tais como:

  • Base de dados não relacional (NoSQL): Redis e MongoDB
  • Servidor NodeJS.

Para compor e demonstrar os conceitos ensinados aqui, o leitor vai criando junto com o autor uma aplicação no estilo To-Do-List (lista de tarefa). Além disso, muitos exemplos e exercícios adicionais, bem como sugestões de leituras, recheiam o livro.

Minha opinião e experiência com a leitura desse livro


Demorei um bom tempo para terminar a leitura, pois quis colocar em prática o conteúdo ensinado no livro.

Foi uma leitura muito prazerosa e agradável para mim. O autor usa uma linguagem de fácil entendimento e consegue passar os conteúdos de maneira leve, dinâmica e agradável. Consegui rir algumas vezes ao realizar essa leitura.

Obtive muito êxito em aplicar os exemplos como são explicados no livro e considerei de fácil entendimento, embora tenha tido muita dificuldade de entender algumas outras coisas.

Algo que gostei muito nesse livro, que não conhecia ou fazia ideia de sua existência, foi de ele ter usado NodeJS. Simpatizei com esse servidor Web. Tenho planos de, futuramente, aprofundar meus conhecimentos nesse servidor!

NodeJS

Van, você indicaria esse livro?


Sim, muito! Como já indiquei para algumas pessoas. Especialmente para aqueles que se encontram na condição e qualidade de autodidatas e querem começar a desenvolver para web, mas não sabem por onde começar.

Quando comecei a ler esse livro, já tinha noções básicas de linguagens de marcação, como HTML e CSS, e possuía noções básicas de programação, por conta da faculdade. O que facilitou muito a minha leitura, especialmente conforme os assuntos iam avançando.

Porém, caso você não saiba nada ou quase nada disso, vendo algumas tutorias básicos ou fazendo algum cursinho básico de programação ou, até mesmo, lógica de programação, você conseguirá executar a grande maioria dos exemplos sem grandes problemas.

Considero um livro muito didático, escrito por quem sabe como ensinar! Gostaria que existissem mais livros nesse estilo e que fossem utilizados nas universidades da vida por aí afora!


Minha ressalva para você leitor!


Minha única ressalva, que não é culpa do autor ou da editora, é que quando você for ler esse livro se atente para mudanças na tecnologia.

Em algumas partes do livro, você descobrirá, de repente, que aquele módulo foi atualizado e não funciona mais daquela forma ou não existe mais. Nesse caso, você precisará recorrer a buscas na Web para encontrar soluções.

O livro possui um hot site, em inglês, que busca esclarecer algumas dúvidas e divulgar erratas, bem como mudanças e atualizações e alguns arquivos no GitHub do Semmy, disponível nas páginas de ajuda do livro.

Disponibilizei no meu GitHub, também, uma solução alternativa, para o capítulo 6. Mas, lembrando que, também, depois de um tempo, pode estar defasada, devida as inúmeras mudanças e atualizações de módulos do NodeJS.

Conclusão


Apesar de já ter lido esse livro há algum tempo, considerei importante trazer esse tipo de leitura aqui no Blog, pois muitos desejam começar a se aventurar no mundo da programação e não sabem por onde começar! De fato, pelo menos na minha opinião, esse é um excelente começo.

E você? Tem interesse em desenvolver aplicações Web? Já leu esse livro? O que achou? Já leu algum livro voltado para desenvolvimento Web? Deixe sua opinião, dúvida ou sugestão nos comentários!

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos, colegas e familiares!
E se deseja adquirir esse livro pode fazê-lo através desse link: Aprendendo a Desenvolver Aplicações Web!

Ah! Você sabia que o Blog Enchendo a Caixa agora tem um Canal no YouTube? Não!? Inscreva-se e fique por dentro das novidades!

Até mais, abraço!

Postagens Populares