terça-feira, 1 de novembro de 2016

O que fazer enquanto se espera?

O que fazer enquanto esperamos?

Ah! A espera! Momento pelo qual todos nós passamos em algum momento de nossas vidas! Segundo o dicionário, é “Contar com a realização de algo que se deseja” (Michaelis Online).

Casais que desejam se tornarem pais, esperam pelo resultado positivo de gravidez e depois esperam seus filhos nascerem. Filhos, enquanto crianças, anseiam a idade adulta (18+). Adolescentes e adultos, em algum momento, desejam encontrar o amor de suas vidas.

Doentes e familiares esperam a cura, através do efeito positivo de um tratamento ou um transplante de órgãos.

Alunos esperam ansiosamente sua formatura. Candidatos a uma vaga de trabalho desejam conquistar o emprego dos sonhos. Empregados esperam que seu trabalho dê frutos e lhes renda uma promoção de cargo.

Passageiros esperam por seus ônibus. Clientes aguardam na fila para pagar uma conta.
Enfim, todos nós esperamos por alguma coisa.... Até mesmo porque existem muitas coisas na nossa vida que foge no nosso controle ou decisão. Aí é preciso ter paciência e esperar mesmo.

Por exemplo, uma mãe não pode por si só fazer com que seu filho nasça. É preciso esperar que o feto se desenvolva, cresça e se encontre preparado para entrar em trabalho de parto e aí sim nascer.... Senão pode morrer e ter complicações maiores.

Ok! Já entendi que preciso esperar...! Mas o que fazer durante a espera?

Como cada pessoa é única e diferente e cada situação exige um tratamento diferente, quero compartilhar algumas coisas que tenho aprendido enquanto espero por alguma coisa.

Quem sabe pode te ajudar a trabalhar isso também.... ;-)


#1. Colocar nossas ansiedades nas mãos de Deus


Você sabe o que é oração?
Fiz uma série de posts sobre oração. Dá uma olhada aqui!

A Bíblia diz que não devemos andar ansiosos por coisa alguma (Filipenses 4:6). O problema da espera é que ela gera em nós uma grande ansiedade. Ficamos apreensivos e preocupados achando que aquilo não vai acontecer ou que não vai dar certo.

Por isso, busco apresentar isso diante de Deus, em oração. Além disso, sou colocada numa situação de insuficiência, como veremos no próximo tópico.

#3. A insuficiência é nossa melhor oração


Esses dias atrás, lendo um livro sobre oração, aprendi o seguinte: “Apenas quem reconhece sua insuficiência é que verdadeiramente é capaz de orar. ” (O. Hallesby, “Oração, o segredo de abrir o coração).

Quando esperamos por uma resposta, seja de oração, de pessoas, tratamentos de enfermidade ou tempo certo para alguma coisa, somos colocados numa situação de insuficiência.

Isso significa que não há nada que possamos fazer para receber aquilo mais rápido ou devagar, a não ser orar. É nesse momento, em que nos encontramos desamparados, que fazemos orações que vão de encontro ao coração de Deus.

Jesus não veio a esse mundo para aquele que tem a vida perfeita, mas para aqueles que se encontram incapazes e desamparados. Se esse é você, saiba que esse é o momento propício para colocar suas ansiedades e necessidades diante daquele que nos amou primeiro.

Seu senso de incapacidade é sua melhor oração. ” (O. Hallesby, “Oração, o segredo de abrir o coração).

Entretanto, preciso ser sincera e dizer que Deus é guardador de princípios, sendo assim Ele não se move por aquilo que precisamos ou necessitamos, mas sim pelo quanto cumprimos e obedecemos sua Palavra.

Mas uma coisa é certa, Ele deseja ter acesso às nossas necessidades mais intimas. Por isso, precisamos abrir nosso coração para Ele, através da oração, o que também é um princípio.

#2. Sempre podemos aprender algo novo


Nunca é tarde para aprender algo!

Aproveito o tempo de espera para aprender alguma coisa nova. Sempre temos algo a aprender com a situações das nossas vidas.

Nesses momentos, somo ensinados a trabalhar alguns fatores emocionais que precisam ser moldados em nós. Como a paciência, por exemplo, que pode ser altamente moldada nesse tipo de situação.

Isso sempre nos servirá de experiência para as próximas situações da vida. Quando passamos por isso novamente ou situação similar, é possível que consigamos saber o que fazer.

Mas já que vai ter que esperar o busão, que tal ler um livro? Fica a Dica! ;-)

#4. Trabalhar para Deus


Trabalhar para Deus!

Servir a Deus, é uma forma excelente de esperar. Sim, é isso mesmo! Além disso é melhor do que fazer “nada” e ficar reclamando da vida.

A Bíblia diz que devemos adorar a Deus com tudo que a nossa terra produz de melhor (Provérbios 3:9) e que devemos fazer tudo como se estivéssemos fazendo para o próprio Deus (Colossenses 3:23).

Sendo assim, ao invés de reclamarmos de que tudo não está dando errado, que tal fazermos algo para servirmos o nosso Criador? Pense nisso!

Quer saber como como reclamar menos? Dá uma olhadinha nesse post!

Conclusão


Como vimos, sempre temos o que aprender e o que fazer durante o tempo de espera. Isso pode amenizar e melhorar esse tempo período de tensão.

Lembrando que esses tópicos são apenas dicas baseadas na minha experiência e o que funciona para um pode não funcionar para o outro.

Apenas para sua reflexão: E você pelo que espera? Já pensou em alguma estratégia para esse período.

Se você acha que faltou alguma coisa nessa lista ou tem algo a acrescentar, deixe sua opinião, crítica ou sugestão nos comentários. E se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos e familiares.

Que Deus te abençoe! Até mais! Abraço!