terça-feira, 13 de dezembro de 2016

05 dicas para ouvirmos Deus melhor

05 dicas para ouvirmos Deus melhor!

No último post, “Será que Deus ainda fala? ”, falei um pouco sobre uma experiência que tive ao ouvir a voz de Deus e a importância de termos uma cobertura espiritual.

No post de hoje, vou falar sobre algumas ações práticas que podemos tomar para ouvirmos Deus melhor e melhorar nossa audição espiritual!

#1. Não é um velho clichê: ler e meditar na Bíblia!


Leia e medite na Bíblia!

Talvez você já deva ter ouvido as seguintes afirmações: “A Bíblia é a Palavra de Deus! ”, “Deus não foge a Sua Palavra! ”, “Deus se move pela Sua Palavra! ”, “Deus zela pela Sua Palavra! ”, e etc.

Isso não é clichê! Deus de fato faz isso! Por isso, precisamos ler e meditar na Bíblia. É assim que vamos conhecer cada vez mais e melhor o nosso criador. A Bíblia é a nossa fonte primária e principal para receber a verdadeira e correta mensagem de Deus.

Outro motivo pelo qual devemos fazer isso é para que não sejamos enganados pelo inimigo de nossas almas, o Diabo. Jesus venceu o Diabo no deserto não só porque era Filho de Deus, mas porque conhecia a Palavra de Deus. Toda proposta oferecida por Satanás, Jesus rebatia com a Palavra de Deus.

Sendo assim, se somos conhecedores e praticantes da Palavra, conseguiremos olhar com discernimento para ciladas do maligno, evitando assim, pela graça de Deus, não cair nelas.

#2. Arrependimento


Já tentou conversar com alguém a 30 metros de você? Possivelmente vai ouvir muito mal, com interferência e talvez a mensagem que essa pessoa está tentando te passar não chega de maneira fiel.

Se tem uma coisa que corta ou interfere na a nossa comunicação com Deus é o pecado. Foi assim no Éden. Além de Adão e Eva terem sido expulsos do paraíso, perderam a comunicação com o Pai. Mas o amor de Deus nos enviou Jesus e a comunicação foi reestabelecida!

Quanto mais nos arrependemos de nossos pecados, mais limpos, mudados, transformados e mais próximos de nosso Criador ficamos. Quando estamos próximos dele, podemos ouvir com nitidez a mensagem que Ele tem para nós!

#3. Pedir ajuda do Espírito Santo


Quando aceitamos Jesus como nosso Senhor, Salvador e Rei, recebemos um ajudador: o Espírito Santo! Aliás que Ele também passa a ser um morador interno. A Bíblia diz que nós somos templo d’Ele (I Coríntios 6:19), sendo assim, Ele mora dentro de nós!

Sendo Ele nosso ajudador, nada mais interessante e importante do que pedirmos ajuda d’Ele para ouvir a voz do Criador. Ele é muito gentil e disposto a nos ajudar e no ensinar tudo (João 14:26) o que precisamos, isso inclui ouvir a voz de Deus.

#4. Discipulado


Discipulado!

No último post, falei que eles discipuladores são pessoas escolhidas por Deus para nos dar uma orientação da parte do próprio Deus, portanto uma ótima forma de ouvir uma voz de Deus.

O discipulado é um tempo onde buscamos aconselhamento com nossos líderes espirituais (Líderes, Discipuladores, Pastores, Aconselhadores, ...).

Não é algo que acontece uma única vez, mas várias vezes. E pode ter sua frequência determinada pelas pessoas que participam do aconselhamento (Discipulador(a) e Discípulo(a)).

Não sei como funcionam as coisas na sua Igreja, mas busque acompanhamento espiritual e não caminhe sozinho. Deus pode usar essa pessoa (discipulador) para que você cresça espiritualmente.

#5. Disposição para obedecer


Sim, é necessário! Precisamos ouvir e obedecer. A Bíblia diz que provamos a Deus que O amamos quando obedecemos aos seus mandamentos (João 14:21). Então obedecer faz parte do processo de ouvir a Deus.

É como num mapa de caça ao tesouro. Não encontraremos a próxima pista do mapa, sem que tenhamos encontrado a pista anterior e cumprido ela totalmente. Não dá para pular fases...

E acredite: Deus é tão bom que muitas vezes ele repete as mesmas pistas, várias vezes, de formas diferentes, para que eu e você tenhamos a oportunidade de fazermos o que é correto e agradável a Ele!

CONCLUSÃO


Aprendi com Foster, no livro “Celebração da Disciplina”, que, quando nos submetemos, tiramos de nós o fardo de sempre ter que fazer tudo do nosso jeito. Por isso é importante ouvirmos a voz de Deus.

Ouvir a voz d’Ele é uma experiência maravilhosa e importantíssima para dar uma direção à nossa vida. Sem a Sua voz estamos perdidos e a mercê das nossas próprias conclusões e paixões.

Poderia colocar muitas outras coisas aqui, mas não quis deixar esse post muito longo. Embora Deus fale de muitas formas e use muitas fontes, acredito que a nossa principal fonte para ouvirmos e discernirmos a voz do Senhor é a Bíblia, através da testificação da querida pessoa do Espírito Santo.

Portanto, precisamos observar se o que está sendo dito está de acordo com a Palavra do Senhor para que não sejamos enganados pelo inimigo de nossas almas e desagrademos o nosso Deus.

E é isso por hoje, gente!

E você? Tem alguma outra dica para ajudar a melhorar a audição espiritual? Você já ouviu a voz de Deus? Como foi a sua experiência? Deixe sua resposta e opinião nos comentários!

Se esse texto foi útil e te ajudou de alguma forma compartilhe com alguém e, também, nas redes sociais. 😉😊💖

Até mais!

Postagens Populares