sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Como a leitura melhorou a minha vida?

Benefícios da Leitura


Oi, gente! Tudo bem? O papo de hoje é sobre o que a leitura melhorou em mim.

Comecei a gostar de ler livros, ou qualquer coisas semelhante, quando eu tinha entre 14 e 15 anos, por conta de uma professora que nos “pediu” que falássemos sobre aquilo que estávamos lendo de forma quinzenal. Isso valia nota. E é claro que fazíamos, mas isso me fez gostar de ler, ainda que de forma “obrigatória”.

Depois disso, tive meus altos e baixos. Alguns anos li mais, outros menos. Depende da situação que estou passando. No entanto, não gosto de passar muito tempo sem ler livros, pois conheço os benefícios dessa prática na minha vida.

E é sobre isso que vim falar hoje. Eu não trago dados científicos, entretanto, sobre alguns benefícios da leitura em minha vida. Vamos lá! Ler melhorou:

#1. Meu raciocínio


Melhora o raciocínio

Algumas leituras são mais desafiadores do que outras, ou seja, exigem mais de nós com relação ao raciocínio. Nesse caso, aprendi a pensar melhor e, em alguns casos, a pensar um pouco mais rápido.

#2. Meu senso crítico


Melhora o senso crítico

Todos nós precisamos refletir sobre a vida e o que acontece ao nosso redor. Não somos robôs ou zumbis. Somos pessoas com capacidade de raciocínio, mas se não somos instruídos a pensar, poderemos ser rapidamente levados por aquilo que as pessoas pensam em vez de zelar por aquilo que acreditamos.

Ler me ensinou a ter cautela ao decidir por fazer alguma coisa ou não. Passei a enxergar as coisas com outros olhos. E acredito ter me ensinado a ser crítica equilibrada e a saber ouvir conselhos, pois a leitura é um tipo de conselho.

Ser crítico, ou crítica no meu caso, é preciso, porém de forma equilibrada. Isso não se trata de ser conivente ou, ainda, acatar ou não o que alguém diz, mas saber respeitar aquilo em que as pessoas acreditam, mesmo que eu não acredite ou que não faça parte dos meus princípios e estilo de vida.

#3. Minha escrita


Melhora a escrita

Não posso dizer que sou uma grande escritora, entretanto posso dizer que melhorei como uma, depois de começar a gostar de ler. Nesse sentido passei a ser um pouco chata encontrando erros de português e digitação em livros. Bom, talvez você já tenha encontrado alguns em meu blog também!

#4. Meu vocabulário


Melhora vocabulário

Um dos grandes benefícios é esse aqui: vocabulário! Ao ler sempre, ou quase sempre, dependendo do que lemos, nos deparamos com palavras diferentes como recalcitrância, obsequiar, deslindar, lasso, sim com dois esses (“s”), nossa língua portuguesa que, como alguém muito arteiro, ama nos pregar peças, entre muitas outras.

Eu jamais conheceria essas palavras se eu não as tivesse lido em algum livro. A menos que eu resolvesse, um dia desses qualquer, sem ter nada para fazer, abrir o dicionário e procurasse palavras incomuns como essas que citei.

#5. Minha cosmovisão ou visão de mundo


Melhora cosmovisão ou visão de mundo

A cosmovisão, pelo menos dentro do que entendi sobre isso, diz respeito aquilo que faz parte do nosso mundo. Está relacionado a forma como vemos as coisas. Aquilo que acreditamos ser primordial ou que fomos levados a acreditar tais como filosofias, princípios éticos e morais, religião, etc.

Esse se parece muito com o tópico do senso crítico, porém é diferente; pois a leitura não apenas mudou minha visão das coisas, mas melhorou a que eu já tinha.

Através desse mundo da literatura, aprendemos um pouco mais sobre empatia, ou seja, imaginar como seria estar no lugar do outro, como ajudar aquele que precisa ou, no meu caso que sou cristã, olhar com os olhos de Cristo, já que quando aceitamos Jesus como nosso senhor e salvador, mudamos aquilo em que acreditávamos para crer naquilo que nos é apresentado por Deus.

Cada vez que leio algo, essa visão é melhorada. Passo a ver de outra forma. Às vezes de maneira mais conservadora, outras de forma mais aberta. Porém sempre buscando crescimento e evolução.

#6. Minha relação com o conhecimento


Melhora a relação com o conhecimento

Sim, esse é outro fato! Aprendemos muito mais e adquirimos muitas informações. Alguns conhecimentos são extremamente importantes quando precisamos tomar uma decisão, seja fácil ou difícil, ou, ainda, quando precisamos ajudar alguém.

Já utilizei muitas coisas que li em livros não só para minha própria vida, mas para ajudar e aconselhar aqueles que precisavam de ajuda.

Conclusão


Escrevi esse texto não apenas para contar um pouquinho da minha experiência com isso, mas também com o objetivo de te incentivar a ler entrar nesse mundo dos livros e do conhecimento. Você encontrará muitos benefícios, não apenas para você mas para os outros também.

Caso deseje saber mais, nesses dois post abaixo, falo sobre escolher livros:

Como escolher um bom livro? - Parte 1

Como escolher um bom livro? - Parte 2

Você acha que ler é algo bom? Você já tem esse hábito ou gostaria de adquirir? Para você, quais são os benefícios da leitura? Deixe suas respostas ou opiniões nos comentários.

Se esse post de ajudou de alguma forma, compartilhe com amigos e nas redes sociais.

Que Deus te abençoe! Até mais! Tchau!