terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Feliz é aquele que lê as palavras deste livro!

Feliz é aquele que lê as palavras deste livro!


Você sabia que a Bíblia diz que aquele que lê é feliz? Não?! Então dá uma olhadinha nesse post. O tema de hoje é sobre a importância de ler o livro dos livros, a Bíblia!

No livro de Apocalipse capítulo 01, verso 03, diz assim: “Feliz quem lê este livro, e felizes aqueles que ouvem as palavras desta mensagem profética e obedecem ao que está escrito neste livro! (NTLH).

Embora o Apóstolo João esteja falando do livro de Apocalipse em si, nós podemos aplicar essa verdade a toda Palavra de Deus. Acho que não por acaso, esse é o último livro da Bíblia. 

Mas por que somos felizes ao ler esse livro ou conjunto de livros? Porque a Bíblia contém a mensagem de esperança e salvação para humanidade. O anúncio de um Reino que não pode ser abalado, o Reino de Deus.

Somos felizes por sabermos que existe um Deus que nos amou primeiro, deu seu filho por amor de nós e com ele a esperança da salvação. Somos felizes porque temos um Deus fiel a sua Palavra e cumpridor de suas leis e mandamentos. 

Enfim, poderia falar sobre diversos outros motivos pelos quais somos felizes por ter acesso ao conhecimento dessa Palavra.

Contudo, eu não quero que esse texto fique muito longo. Então, vamos a seis motivos simples pelos quais a Bíblia deve ser lida, meditada e aplicada, tanto por mim como por você!

#1. Ouvir a voz de Deus e conhecer o nosso Criador



A Bíblia é considerada a voz de Deus. Ali estão registrados os mandamentos do Senhor, a Palavra dos Profetas, que são os porta-vozes de Deus, a vida de Jesus, entre outras revelações.

Também é ali que aprendemos mais sobre o nosso Criador e sobre como Ele age, pensa, julga, nos vê e vê a Si mesmo. Saiba que ao abrir, ler e meditar nas páginas deste livro você estará conhecendo mais o seu criador.

#2. Conhecer o que a Bíblia diz a nosso respeito e sobre o nosso destino 


Precisamos ler a Bíblia sabe o que Deus destinou para nós.


Além de nos contar sobre o nosso Criador, ela também fala sobre o que Ele pensa de nós e qual será o destino que Ele dará a humanidade.

O Livro de Amós (Amós 3:7) diz que Deus não faz nada sem revelar aos seus servos, os profetas, o que Ele vai fazer. Ele já escreveu a sua agenda para o final dos tempos através dos profetas.

Tudo que nós precisamos é buscá-Lo, ler, meditar e interpretar o que Ele disse em sua Palavra. Isso nos dará pistas dos planos que Ele tem para nós.

#3. Renovação da Mente


Renovação de Mente

Romanos 12:2 diz o seguinte “Não se amoldem ao padrão desse mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável perfeita vontade de Deus.” (NVI).

Nós temos a mente renovada pela Palavra de Deus. Ao lermos e meditarmos naquilo que o Senhor nos disse através do texto bíblico podemos ter uma mudança de pensamento e alinharmos o nosso coração a vontade d’Ele.

Deus nos criou para sermos sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26). Enquanto a imagem reflete o físico, a semelhança reflete o nosso caráter.

Sendo assim, o desejo do coração de d’Ele é que sejamos cada vez mais transformados para nos parecermos cada vez mais com Ele.

#4. Prosperidade 


Precisamos ler a Bíblia para ter paz!


Muitas pessoas ao ouvirem a palavra prosperidade pensam em dinheiro e em bem estar financeiro. Entretanto não é só isso. Biblicamente, essa palavra está mais associada à paz do que a dinheiro.

Sabe aquele lance de você colocar a cabeça no travesseiro e descansar? Dormir não apenas por cansaço, mas por paz na consciência? Então, prosperar está ligado a você estar em paz, porque fez o que é correto.

Deus disse a Josué Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.” (Josué 1:8, NVI).

O texto mostra uma relação entre cumprir a vontade de Deus, a Lei, e a caminhos prósperos e ser bem sucedido. A nossa obediência a palavra de Deus nos prospera e permite que tenhamos “sucesso” naquilo que fazemos.

E o que isso tem a ver com a leitura da Bíblia? Simples, como vou obedecer a uma ordem para ser prospero e bem sucedido que eu não sei qual é? Só lendo a Palavra de Deus para descobrir

#5. Adquirir Sabedoria


Precisamos ler a Bíblia para adquirir sabedoria!

O Salmo 19:7 diz que “"A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança e tornam sábios os inexperientes."” (NVI).

Os mandamentos do Senhor e os exemplos transcritos na Bíblia são para nós uma forma de conselho. Seja para fazer o que é correto ou evitar fazer o que é errado aos olhos de Deus.

Sendo assim, ler a Palavra de Deus nos dará direção para as decisões que precisamos tomar e não sabemos o que fazer, especialmente quando não temos experiência naquilo. 

Lembrando que além de sua Palavra, Deus nos deixou pessoas para nos auxiliar na tomada de decisões. Por isso, em alguns casos, especialmente os mais difíceis, é necessário buscarmos conselho.

#6. Não sermos enganados

Precisamos ler a Bíblia para não sermos enganados.

A Bíblia diz que nos finais dos tempos falsos profetas apareceriam. O antídoto contra a falsa profecia é conhecer a verdadeira. Se não conhecermos a Palavra de Deus, seremos levados por falsas doutrinas.

Por isso, mais um motivos para fazermos frequentemente a leitura bíblica.

CONCLUSÃO


Não cresceremos em Deus se não lermos a Bíblia e meditarmos nela.

Sugiro ainda, caso tenha dificuldades de compreensão da Palavra, use material de apoio, como livros e dicionários, por exemplo.

Escrevi um post aqui para o Blog dando dicas para compreender melhor a Bíblia.
E para você? Qual é o motivo de ler a Bíblia? O que ela significa para você? Deixe sua resposta e opinião nos comentários. 

Se você gostou desse post, compartilhe nas redes sociais.
Que Deus te abençoe! Até mais! Tchau!

Postagens Populares