terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Livros da Bíblia para devocional


Oi, gente! Tudo bem?

O assunto de hoje é sobre Livros da Bíblia para começar o seu devocional.

Mas o que é devocional?


Devocional é um tempo diário em que nos dedicamos a Deus, ou seja, buscamos ter um tempo de relacionamento com Ele. O período devocional é tido e entendido como sendo diário e, geralmente, cobre oração, leitura bíblica e adoração.

A Bíblia não define uma forma exata de como devemos fazer isso, mas nos diz para meditarmos na Palavra de dia e de noite (Josué 1:8) e que, segundo as escrituras, esse encontro acontecia diariamente, na viração do dia (Gênesis 3:8).

Como não quero que esse post fique muito longo, vou deixar alguns posts sobre devocional que fiz aqui para o Blog. Eis os links:

05 práticas que melhoraram meu relacionamento com Deus

05 dicas simples para um Encontro Diário com Deus

Série #Oremos!

Hoje, vou falar apenas aquilo que compreende a leitura. Mas, em breve, vou publicar um post dizendo como eu faço o meu devocional.

Leitura Bíblica



Eu não sei você, mas quando me converti tinha muita dificuldade com a Bíblia. Não entendia nada, porque a tradução que eu tinha era muito antiga, e acabava ficando irritada ao tentar ler. (Isso porque gosto de ler).

Depois de ter resolvido o problema da tradução (escrevi um post sobre isso também: 07 dicas que podem facilitar o entendimento da Bíblia), adquiri uma versão NVI, surgiu outro problema: por onde começar? Meus Pastores me direcionaram a um livro, mas e depois? O que eu leria?

A Bíblia é considerada o livro mais lido do mundo. Possui 66 livros, cerca de 40 autores, muitas instruções práticas e muita informação simbólica.

Muitas pessoas abrem a Bíblia aleatoriamente e, às vezes, acabam interpretando as escrituras de forma equivocada.

Não é um livro qualquer; É um livro espiritual. Possui a Palavra revelada de Deus. Então não pode ser lido de qualquer forma!

Então, por onde começar?

Observação: as dicas colocadas aqui são apenas sugestões, ok? Se a sua Igreja local ou os seus líderes direcionaram leitura bíblica para você, faça o que eles te recomendem e você será ricamente abençoado.

Depois desse blábláblá todo, vamos aos livros!

Uma consideração rápida sobre a Leitura de Livros Bíblicos


Sempre costumo sugerir que se faça a leitura diária de pelo menos um capítulo do mesmo livro, ou seja, deve seguir uma sequência ao invés de capítulos e versículos aleatórios. Por três motivos:

#1. Se escolher muitos capítulos para ler por dia poderá vir a desanimar logo. Especialmente, se você é uma pessoal que está em processo de aquisição do hábito da leitura. No entanto, você é livre para ler quantos capítulos desejar.

#2. Lendo capítulos sequenciais, compreendemos com mais facilidade a leitura e o contexto do livro. Essa eu aprendi com o Pastor Rick Warren.

#3. Você sempre terá o que ler. Se um livro tem 50 capítulos e você lê um por dia, então terá alimento na Palavra por 50 dias. São quase dois meses!

E essas são minhas sugestões de inicio para você:

Antigo Testamento


Provérbios


O livro de Provérbios é conhecido como o livro da sabedoria e grande parte dele foi escrito pelo Rei Salomão, que ficou conhecido por ser o homem mais rico e sábio da humanidade, segundo a própria Bíblia.

Ele foi dividido e organizado em 31 capítulos. Coincidência alguns meses terem exatamente 31 dias? Não! Nenhuma! Deus sempre pensa em tudo! Então você já sabe que terá leitura por um mês!

O motivo pelo qual indico esse livro para começar seu devocional é que, além dos 31 capítulos, ele é muito prático e possui conselhos valiosíssimos!

Já pensou em se alimentar da própria sabedoria? Então, é disso que estou falando! Nele vemos a sabedoria do Senhor de ponta a ponta.

Salomão, o homem mais rico que existiu
Se você gosta de ler e quer saber um pouco mais sobre o livro de Provérbios, recomendo a leitura de “Salomão, o homem mais rico que existiu”, de Steven K. Scott, Editora Sextante. Aprendi muito a respeito da experiência do autor ao por em prática os conselhos de Salomão!

Caso deseje, você poderá adquiri-lo usando o link abaixo (Assim você dá uma forcinha aqui para o Blog 😉)

Link para a compra do livro: Adquira na Amazon!

Salmos


É tido como um livro de oração e adoração ao Senhor Deus. Composto por 150 capítulos, ele teve grande parte de seus capítulos escritos pelo Rei Davi, alguém tido pela Bíblia como um homem segundo o coração de Deus.

O motivo para começarmos, também, lendo esse livro é aprendermos a respeito de adoração e, também, buscarmos descobrir como Davi agradou o coração de Deus.

Deus tinha tanto apresso por esse Rei, que foi da linhagem de Davi que, muito tempo depois, saiu Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador.

Confesso a vocês, que esse é um livro que costumo intercalar com outro ou ler junto com outro, às vezes. Por exemplo, leio 20 capítulos, mudo de livro, termino esse e depois volto para Salmos. Faço isso por ter uma preferência maior por textos em forma de prosa no lugar de escritos mais poéticos.

Novo testamento



Os quatro Evangelhos


Outro bom começo de leitura são os Evangelhos de Mateus (28 capítulos), Marcos (16 capítulos), Lucas (24 capítulos) e João (21 capítulos).

Eles contam desde o período do nascimento de Jesus até a sua morte e ressurreição. Neles também lemos os milagres de Jesus e a algumas de suas conversas com o povo e seus discípulos.

Um fato interessante é que você lerá sobre milagres que foram registrados em apenas um evangelho e outros que foram registrados em mais de um.

Enfim, se quer aprender um pouco mais sobre aquilo que Ele fez aqui na terra, esse é canal!

Conclusão


Ler a Bíblia é a melhor forma de conhecermos o nosso criador, aprendermos sobre sua forma de pensar e agir, como nos relacionarmos melhor com Ele, seus planos e promessas para nós.

Lembrando que esses livros são apenas sugestões. Você é livre para escolher por onde começar. Entretanto sei que será muito abençoado (a) se escolher qualquer um dos livros bíblicos sugeridos, não por ser uma indicação minha, mas simplesmente por ser a Palavra de Deus.

E é isso! E você? Tem hábito de ler a Bíblia e fazer o devocional? Deixe sua resposta e opinião nos comentários.

Se esse post te ajudou de alguma forma, compartilhe com as pessoas que você conhece e nas redes sociais.

Que Deus te abençoe! Até mais! Tchau!