segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Terapia de Temperamentos, de Arão Amazonas e Ester Amazonas (#R09)

Terapia de Temperamentos, de Arão Amazonas e Ester Amazonas (#R09)

Você sabe qual será a sua reação diante de algumas situações da vida? Não?! Então, acho que esse livro pode te ajudar.

Uns são introvertidos, outros extrovertidos, outros são uma mistura. Não importa a classificação, a questão é que somos todos diferentes e reagimos de diversas formas diante das situações que vivenciamos em nossas vidas.

A esse respeito, o livro “Terapia de Temperamento” aborda a importância de buscarmos nos conhecer como pessoa e oferece o que parece ser um método para nos auxiliar no processo de autoconhecimento, a Teoria dos Temperamentos.

Segundo essa Teoria, existem 04 tipos de Temperamentos: colérico, melancólico, sanguíneo e fleumático.

Cada pessoa tem um temperamento dominante, embora apresentem combinações com alguns ou mais de um dos demais temperamentos.

E ao longo do livro encontramos como se comporta cada temperamento e como isso por nos auxiliar a vencer algumas situações e melhorarmos como pessoas.

Título: "TERAPIA DE TEMPERAMENTOS, Compreendendo as forças e as fraquezas de cada um de nós"
Autores: Arão Amazonas Ph.D e Ester Amazonas
Ano: 2014
Páginas: 172
Idioma: Português
Editora: Editora Semente de Vida
Minha nota: 5/5




Os Autores


Arão Amazonas (pedagogo, teólogo, ph.D em aconselhamento e conferencista) e Ester Amazonas (teóloga, mestre em aconselhamento  e conferencista internacional.) são casados e pastores especialistas em aconselhamento familiar sistêmico, ministrando em vários encontros e seminários.

Além disso, possuem um canal no YouTube chamado Descomplicando, onde dão dicas sobre Inteligência e Saúde Emocional.

O que você encontrará no livro?


O material foi escrito por dois teólogos especializados em aconselhamento, entretanto apresenta-se como uma leitura simples e sem grandes termos técnicos, o que facilita muito o entendimento do livro por parte de pessoas leigas no assunto.

Outro ponto a ressaltar, é que os autores são cristãos, sendo assim se valem de muitos recursos bíblicos, bem como a demonstração dos temperamentos usando como exemplo personagens da Bíblia.

Apresenta, também, estudo de casos a respeito de algumas combinações de temperamentos sobre casais, mas que podem servir para outras áreas de nossas vidas.

Além disso, dicas de Inteligência Emocional são apresentadas nessa obra como forma de oferecer ao leitor uma opção prática de melhoria em seu temperamento.

Minha opinião sobre o livro


Achei um livro muito bom. Usa uma linguagem simples e de fácil entendimento. Talvez você seja levado a rir algumas vezes, já que nós passamos por situações cômicas reais em nossas vidas.

O que mais gostei foi o fato de apresentarem exemplos práticos de cada temperamento. Por exemplo, como se comporta um melancólico em relação a sua vida financeira, sentimental ou espiritual.

Isso nos dá algumas pistas de que precisamos e no que precisamos melhorar e porque reagimos de determinadas maneiras.

Esse livro é muito válido também para aqueles que trabalham com aconselhamento ou simplesmente gostam de ajudar as pessoas.

Por exemplo, pode te ajudar a ser mais tolerante com algumas reações das pessoas a sua volta ou entender que precisa impor limites com relação a outras.

Minha única ressalva é o fato dos autores não terem explorado a questão das combinações temperamentais. Um exemplo, uma pessoa pode ter como temperamento dominante o colérico, no entanto, também ter traços do melancólico. Como poderia reagir uma pessoa assim?

Mas ainda sim é um ótimo ponto de partida para a busca do autoconhecimento. É uma leitura muito válida!

Por que precisamos nos conhecer?


Às vezes vacilamos por falta de autoconhecimento. Não sabemos como reagiremos diante de um chefe que nos pressiona com algum prazo ou, então, qual será a nossa reação diante da morte de alguém.

Enfim, não sabemos como reagiremos, entretanto à medida que nos autoconhecemos podemos encarar melhor a vida e as adversidades que batem todos os dias na nossa porta.

Outro motivo para buscarmos saber mais sobre nós mesmos é para ajudar aqueles que precisam ou agir com mais compaixão com aqueles que necessitam de compreensão.

Por que essa teoria é importante?


Por que essa a teoria de temperamentos é importante?


Algo que os autores discutem e me chama muita atenção é a posição de Freud em relação a algumas coisas.

Ele é tido como o pai da psicanálise e teve excelentes contribuições para a psicologia, porém, uma de suas teorias afirma que nós somos produtos do meio. Isso significa que, segundo ele, não somos responsáveis pelas nossas falhas.

Por exemplo, “Vou matar fulano! Ele me fechou no trânsito!”, alguém diz enfurecido e de fato, algum tempo depois, acaba executando o que disse.

Mas qual foi o motivo que desencadeou esse assassinato? Aí verificamos o histórico dessa pessoa e constatamos que ela nasceu em uma periferia e foi filho de pais violentos.

Então eu pergunto: e o poder de decisão dessa pessoa onde fica? Ela poderia ter escolhido não matar, mas o fez. Será que isso não a tornaria de fato responsável pelos seus atos? Segundo Freud não. Para Ele, essa pessoa matou porque foi influenciado pelo ambiente e a casa onde foi criado.

Isso vai contra o que diz a Palavra de Deus, que nos mostra que somos responsáveis pelos nossos pecados. “Todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus;” (Romanos 3:23, ACF).

Quantas pessoas você conhece que tinham tudo para se tornar pessoas fora da lei, nasceram e cresceram em lugares violentos e miseráveis, mas escolherem viver uma vida correta?

Ou, ainda, de quantos já não ouvimos falar que eram de uma família estruturada e nasceram em um lar cheio de amor e com uma ótima situação financeira, entretanto escolheram ficar contra a lei e fazer mal a sociedade?

Muitas! Os noticiários estão cheias de reportagens como essa!

É um fato que podemos ser influenciados pelo o que acontece a nossa volta, porém temos poder de decisão e podemos decidir por fazer o que é bom ou o que é ruim.

Por isso, a Teoria de Temperamentos pode ser de grande valia nesse caso, já que demonstra que as pessoas possuem ações e reações diferentes, mas que nem por isso não podem ser responsabilizadas pelos seus atos.

Além disso, isso mostra que é possível, através da busca por Inteligência Emocional, lidar melhor com as situações ao nosso redor.

Se nós temos dificuldades com isso, precisamos buscar ajuda em Deus e, em alguns casos, também ajuda profissional, como psicólogos ou psiquiatras, para que possamos melhorar como pessoas e indivíduos na sociedade.

Onde adquirir esse livro?


Se você é de Taubaté, interior de São Paulo, e cidades vizinhas você pode adquirir esse livro, mediante encomenda e dando um “sinal” em dinheiro, na livraria da Igreja Apostólica Hosana.

Basta entrar em contato com a Pastora Vanessa, através do e-mail ministrava@hotmail.com. Ela te passará todas informações a respeito da aquisição.

Porém, se você é de outras regiões, você poderá adquirir diretamente no site da editora do livro: Semente de Vida.

É isso aí, gente!


Você já leu esse livro? O que achou? Você conhece a Teoria dos Temperamentos? O que pensa a respeito? Deixe nos comentários.

Se você gostou desse post, compartilhe com alguém e nas redes sociais!

Que Deus te abençoe! Até mais! Tchau!