sexta-feira, 20 de outubro de 2017

A Dama, seu Amado e seu Senhor | T. D. Jakes (#R11)


Livro "A Dama, Seu Amado e Seu Senhor", T. D. Jakes

Existem diferentes tipos de amor e a Palavra de Deus fala muito a esse respeito. De acordo com a Bíblia, Deus é o próprio amor.


Segundo o site Respostas, dentre alguns tipos amor, temos:

Eros, o amor que existe entre o homem e uma mulher. Embora tenha dado origem a palavras como erótico e erotismo,  é muito mais que uma conjunção carnal. É uma intimidade especial e precisa de um união espiritual.

Filos, o amor entre amigos. Por ser um amor embasado naquilo que os amigos tem em comum, acaba se tornando condicional também as suas afinidades.

Ágape, o amor de Deus. Esse é um amor incondicional e sacrificial. Foi por esse amor que Cristo se deu na Cruz, deixando sua posição de glória e nobreza para estar entre nós.

Basicamente, é sobre amor que esse livro fala.

"O que pode comparar se ao amor? Ele mantém vivo o homem doente e faz adoecer o indivíduo sadio. É o amor que nos dá coragem, e é também o amor que nos torna medrosos. Enfraquece os fortes e fortalece os frágeis. É o sentimento mais inebriante que se possa ter. Se dado aos que o merecem, é correspondido e frutífero. Quando investido em um oportunista vazio, pode criar um sofrimento que machuca a alma e aflige a mente. 
[...] Foi o amor que levou Cristo a morte, ainda esse mesmo amor o fez ressurgir da Sepultura.". (T. D. Jakes)

Título: "A dama, seu amado e seu Senhor"
Subtítulo: "As três dimensões do amor feminino"
Ano: 1999
Páginas: 246
Idioma: Português
Idioma Original: Inglês
Tradução: Neyd Siqueira
Editora: Mundo Cristão
Minha nota: 4/5




Sobre o autor


O livro foi escrito por T. D. Jakes. Ele é fundador e Pastor da Potter's Field Church de Dallas. É autor de vários livros, alguns dos quais se tornaram bestsellers.  Sua família, esposa e cinco filhos, moram em Dallas, EUA.

Foto do T. D. Jakes
Créditos da Imagem: Daystar Television


A Dama, seu Amado e seu Senhor



Para o autor, três ângulos compõe o relacionamento feminino de forma fundamental: o amor a si mesma, o amor ao seu cônjuge e o amor a Deus. Sendo assim, a obra também está dividida em três partes:

Parte I - A Dama


Nessa parte do livro, vemos a importância do amar a si mesma e o valor da mulher.

Já adianto, que assim como em quase todas as outras partes do livro, ao contrário de muito autores, enxergo muita sensibilidade na escrita e na mensagem que ele passa para os seus leitores. Sejam esses, homens ou mulheres.

"O que você acha? Antes de pedir uma segunda opinião, verifique se tem uma primeira. Ficar a sós capacita-a a entender seus próprios sentimentos e a desenvolver seus próprios raciocínios.". (T. D. Jakes)

Parte II - Seu Amado


Nessa parte, ele fala um pouco sobre o comportamento e a linguagem do homem, bem como as formas com as quais esse lida com determinadas situações.

Apesar de o livro ter sido escrito por um homem para mulheres, não percebo ele defendendo o homem, no sentido de estar "puxando sardinha" para o sexo masculino.

Pelo contrário, parece alguém bem consciente e, relativamente, "imparcial" a cerca desse assunto, sendo assim, aparentemente, o autor, um bom conselheiro.

"Como Cristã, você deve escolher alguém que seja governado pelos mesmos valores que os seus. Se não for, nunca irão concordar. É de grande ajuda quando os casais tem a mesma fé e a mesma filosofia de vida.". (T. D. Jakes)


Parte III - Seu Senhor


A última parte, como fica evidente no título, fala sobre nosso relacionamento com Deus, que, obviamente, diz respeito a questões espirituais.

Aqui fica claro, algo que no fundo já sabemos, e sem dar spoiler, que, de todos os relacionamentos que podemos ter, aquele que temos ou precisamos ter com o nosso Criador é, sem dúvida, o mais importante.

"Deus não é assim. Ele esvazia seus bolsos para poder curá-la antes de apresentá-la a qualquer outro a quem possa amar.". (T. D. Jakes)

Qual é a minha opinião sobre o livro?


Se você já leu esse livro e teve as mesmas percepções deixa aqui nos comentários, vou ficar feliz em saber se é coisa da minha cabeça ou se é isso mesmo que pensei.

Vamos trocar experiências?! 😉

Primeiro, vamos falar do que não gostei.


Preciso ser sincera e dizer que, no começo, infelizmente, não gostei dessa leitura. Na verdade, pensei em desapegar...

Quem me acompanha nas minhas redes sociais (Facebook e Instagram) ou do Blog (Facebook, Instagram e Twitter) mesmo, sabe que levei mais de um mês para concluir essa pequena pérola.

Não sei você, mas, apesar de às vezes ler ficção e estar, de certa forma, acostumada a leituras mais subjetivas, prefiro aquelas que são mais objetivas, no sentido "direto ao ponto".

Desse ponto de vista, considerei a leitura inicialmente cansativa e com primeiros capítulos bem maçantes.

Identifiquei uma linguagem não muito fluída. Parecia que a linguagem não ia fluir de jeito algum.

Como comentei para algumas pessoas: "Além do calor que tem feito nos últimos dias, a linguagem não ajuda muito, não!"... 😂

Como o livro é uma tradução e não sou especialista em trabalhos editoriais, apenas uma leitora chata (risos), é difícil identificar se isso é algo que provém do autor do livro ou de quem fez a tradução.

Mas não fique triste e nem desanime de ler essa pérola rara, pois, de uma forma que não sei explicar, a coisa melhora muito depois de alguns capítulos.


Agora, vamos falar do que gostei!?


Depois de ignorar a questão da "linguagem", devo valorizar o conteúdo. Nesse quesito, achei a obra sublime e digna de elogios.

O autor possui muita sensibilidade e, ao que tudo indica, parece saber muito bem sobre o que está falando. De uma forma bem doida, parece ser alguém que estudou muito bem a alma feminina.

Acho meio difícil, para você mulher, não achar isso no mínimo interessante.

Apesar de não concordar com algumas coisas, o que é normal, já que somos pessoas diferentes, como disse no tópico anterior, o fato de ter sido escrito por um homem não faz dele alguém defensor da causa masculina.

Na verdade, ele parece alguém muito preocupado em transmitir algo que, na correria do dia a dia, não nos damos conta. Coisas como a comunicação masculina e feminina, para aqueles que são casados, e a forma como nos vemos diante de diversas situações.

Quer gostemos ou não, o amor e os relacionamentos, especialmente naqueles citados nesse livro, fazem parte das nossas vidas e uma hora ou outra, querendo ou não, teremos que aprender como conviver com isso e a resolver os problemas no meio do caminho.

Recomendo esse livro?


Claro! Para todos!
 
Recomendação para mulheres

Recomendo, para solteiras, que desejam se casar um dia, principalmente para que possam fazer boas escolhas quando decidirem se casar e que possam se tornar pessoas melhores. Sugiro algo que pretendo fazer depois de casada, já que ainda estou solteira: a releitura desse livro.

Para casadas, para que possam se compreender e compreender melhor seus maridos. Esposas sugiro que presenteiem seus maridos com esse livro ou façam a sugestão de leitura. Pode ser útil a vocês.

Recomendação para homens

Recomendo, para solteiros, que desejam casar um dia, para que possam se compreender um pouco melhor, ajudar e incentivar suas futuras esposas a se tornarem pessoas melhores também. Sugiro que presenteiem suas noivas ou suas futuras esposas com ele.

Para casados, para que possam ser compreensíveis nos mais diversos momentos em que elas estejam passando e, com a ajuda de Deus, possam auxilia-las naquilo em que elas precisam para as dificuldades que elas se encontram. Maridos sugiro que presenteiem suas esposas com essa obra.

Sei que, no primeiro momento, talvez você, homem, queira abandonar a leitura, por causa da subjetividade, mas saiba que ela valerá muito a pena. Sugiro que, se não puder fazer por você, faça por ela.

Recomendação para conselheiros, discipuladores, líderes ministeriais e pessoas que aconselham casais

Recomendo a leitura, para que possam se preparar para ajudar e aconselhar aqueles e aquelas que precisam de ajuda nessa área.

Concluindo

Apesar de ter demorado mais de um mês, achei um livro de muita essa excelência. Fiz muitas marcações e coloquei algumas flags. Pretendo voltar alguns trechos para meditar um pouco melhor. com certeza é um livro para ler mais vezes.

Se você já leu, deixe sua opinião aqui nos comentários. Se você deseja ler, o que mais te chamou atenção nessa resenha que te fez desejar querer ler? Coloca aqui nos comentários também, vou amar saber.

Caso você queira adquirir o livro, o link para adquirir é esse aqui: A Dama, seu Amado e seu Senhor, por T. D. Jakes. Tem poucos nos estoque.

Lembrando que ao comprar, qualquer produto, com esse link, pela Amazon você ajuda o Blog e Canal Enchendo a Caixa. 😉😉😉😉😉

Que Deus te abençoe!

Até mais,

Tchau! 😃

Postagens Populares