terça-feira, 10 de outubro de 2017

O que te motiva a ler?



Olá! Tudo bem com você?

Faz algum tempo que não posto, não é mesmo? Andei sumida, mas reapareci.

Hoje quero conversar com você sobre motivação e leitura. Qual é a sua motivação para ler?

Você já pensou nisso? Eu já… E quero trocar uma ideia a respeito disso com você!


O que é motivação?


O dicionário Porto Editora define motivação como:

“ato de motivar; ato de despertar o interesse para algo; conjunto de fatores que determinam a conduta de alguém; processo que desencadeia uma atividade consciente; exposição de motivos.”.

Vamos focar na segunda parte da definição: ato de despertar o interesse para algo.

Nesse ponto te faço algumas perguntas:
- Quando a leitura não é por obrigação, o que te faz desejar ler?
- O que desperta esse interesse em você?

Se desejar, é claro, deixe aqui nos comentários…


Por que entender a motivação é tão importante?


Se ela é um ato que desperta um interesse em mim para fazer algo, quer dizer que ela pode se tonar a mola propulsora que me levará a criar esse hábito.

É ela que vai me fazer largar as redes sociais, por exemplo, para alcançar meus objetivos de leitura.

Se meu objetivo é aprender a cozinhar, por exemplo, qual é a motivação por trás disso? Agradar alguém? Não passar fome? Trabalhar como chefe de cozinha?

Acredito, atualmente, que atrás de um objetivo, é muito importante ter um motivo. #PenseNisso


Motivação Certa X Motivação Errada


Existe isso de motivação certa ou errada? Não sei te dizer, entretanto, acredito que tudo é uma semente e se plantamos algo bom, colheremos igualmente o mesmo fruto. E o mesmo acontece com a semente ruim.

Ninguém plantará abacaxi, querendo colher manga. Digo a você que, nesse caso, a frustração virá.

Sendo assim, acredito que a motivação certa pode me atrair resultados corretos, ao passo que uma motivação errada pode me atrair resultados ruins.

É claro que não sou ninguém para te dizer se sua motivação é certa ou errada, afinal de contas só você é capaz de discernir o que acredita ser algo bom ou ruim para sua própria vida, no entanto, vamos refletir sobre isso.

Vou te contar algo que aconteceu comigo.

Há uns dois ou três anos atrás eu passei por uma fase de “devorar” livros. Fui lendo o que me aparecia pela frente. Minha motivação principal era aumentar minha velocidade de leitura.

Algum problema com isso? Não, necessariamente…

Mas percebi uma coisa nesse processo: minha qualidade de leitura estava péssima. Eu estava lendo muita informação, retendo pouco conteúdo e não conseguia fazer nada com o pouco daquilo que eu retinha na cabeça.

Nessa fase, eu comecei a me questionar se: ler muitas páginas ou muitos livros significa ler melhor? Aqui temos um embate: qualidade versus quantidade.

E a conclusão que cheguei é que não. Ler mais páginas não significa ter qualidade de leitura. É claro que digo isso, falando ao meu respeito, daquilo que funciona ou não para minha pessoa, ok?

Se você é alguém que consegue ler muito rápido e ter qualidade nisso, que bom! Fico muito feliz por você! Mas, infelizmente, para minha pessoa, isso não é uma realidade.

É claro que, como leitora, a semelhança de uma maratonista, quero melhorar minha marca, ou seja, quero alcançar níveis cada vez mais elevados de velocidade, número de livros lidos e compreensão do texto, mas sem perder a qualidade na leitura.

Um dos motivos que me levam a ler hoje, ache você isso errado ou não, é buscar melhorar naquilo que tenho dificuldades em minha vida pessoal ou profissional.

Se quero melhorar minhas habilidades sobre programação de computadores, por exemplo, busco me empenhar para ler e praticar mais sobre isso, pois sei que a colheita será boa e proveitosa. Mesmo que às vezes dê vontade de jogar o livro na parede (risos). 😀😆😂


Melhora Contínua e Conclusão


Meu desejo, como disse no tópico anterior, é melhorar a minha marca e por isso estou sempre a procura de algo que me faça melhorar como leitora.

Então, pensando nisso, resolvi criar um espaço no Blog e, também, um quadro no Canal Enchendo a Caixa, chamado “Como ler melhor?”. Para esse tema, as postagens serão mensais.

Nessa categoria de posts, quero compartilhar dicas e coisas que tenho aprendido ao longo dessa caminhada como leitora. E, é claro, quero aprender com vocês também!

Acredito muito na troca de informações na web, que podemos nos tornar uma comunidade e aprendermos uns com os outros. Você acredita nisso também? Escreve o que você pensa a esse respeito aqui nos comentários.

E aí, o que motiva a sua leitura? Deixa aqui nos comentários também, vou gostar muito de saber disso!

Se você gostou ou esse post de ajudou te alguma forma, compartilha com seus amigos e nas redes sociais.

Ah! Assista esse post no Canal Enchendo a Caixa: O que te motiva a ler? | Como ler melhor

Que Deus te abençoe!
Até mais!
Tchau!

Postagens Populares