quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Como começar a gostar de ler? | Como ler melhor



Como começar a gostar de ler? | Como ler melhor

Oi, tudo bem? Se você odeia ler, mas gostaria de mudar essa situação. Esse post é para você!

Mas se você já leitor, fica por aqui para que você possa compartilhar essas informações com alguns amigos que não gostam de ler. Quem sabe essas dicas não podem ajudá-los!
 
Existem muitos vídeos no YouTube e posts em Blog falando sobre dicas para ler mais, ler melhor e gostar a ler, inclusive aqui no Blog e lá no Canal.

(Em 2017, criei uma série sobre "Como ler melhor". Se quiser ler os posts, clique aqui!)

Infelizmente, NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA PARA NADA NA VIDA! Mas existem algumas coisas que precisamos ter em mente quando pensamos em querer gostar de ler. Hoje vamos falar sobre 03 delas.

01 - Leia sobre um assunto que te interessa


Leia sobre um assunto que te interessa

Quando a leitura não é por obrigação, como as leituras para vestibular, por exemplo, existe uma liberdade maior para escolhermos que livros ler. Por que não ler sobre um assunto que nos interessa muito?

Se gosto de tecnologia, por que não ler livros ou blogs sobre isso? Se gosto de assistir filmes baseados em fatos reais, por que não ler biografias ou livros de memória? Não é possível que você não tenha curiosidade de saber mias sobre alguns assuntos.

E quando a leitura é por obrigação? Eu tento focar no resultado! É fácil? Não? Mas é tema do próximo tópico!

02 - Não pense no trabalho, pense no resultado


Não pense no trabalho, pense no resultado

Como eu disse, não é fácil ler por obrigação! Entretanto, se a gente pensar no resultado isso pode ser muito melhor!

Você sabe como comecei a gostar de ler? Por obrigação! Valia nota na escola! Então, não tinha outra saída: ou lia ou lia.

Até um dia encontrei um livro que me fez desejar ler. Lembro que devorei a livro. Se eu achar a capa deixo aqui para você para saberem de qual livro estou falando. Depois disso, esse passou a ser meu hobby favorito!

E quando, simplesmente, desejamos ler porque ouvimos ou assistimos filmes com histórias incríveis e que são baseadas em livros, por exemplo?

Nós, em geral, tendemos a pensar no trabalho que vamos ter antes de fazermos qualquer coisa.

Quer um exemplo? Vamos pensar no volume único do livro de "As Crônicas de Nárnia", de C. S. Lewis, que é clássico da literatura mundial, virou filme e, acredito eu, dispensa apresentação. Olha como geralmente pensamos:

- "Nossa eu queria tanto ler "As crônicas de Nárnia", mas olha o tamanho disso. 750 páginas. Vou levar uma vida para ler... deixa para lá!"

Entretanto, se a gente olhar para o resultado, ou seja, os benefícios que vamos ter ao ler esse livro isso se torna mais simples de ser concluído. E, se conseguimos mudar a forma como vemos, até planejar se torna mais fácil. Olha como, de fato, precisaríamos pensar:

- "Nossa, o livro realmente é grande, tem um pouco mais de 750 páginas, mas os filmes são tão legais! Não preciso ler todas as crônicas de uma vez. Acho que vale a pena! Vai ser divertido!"

Não é que não teremos trabalho, porém veremos com olhos diferentes aquilo que está na nossa frente. Isso gera motivação.

Ok! Sei que é um exagero escolher esse livro para falar disso, porém com livros menores não é diferente!

Tudo muda quando a motivação muda. Uma boa motivação gera bons resultados. Uma má motivação gera mal resultados e, na grande maioria das vezes frustração!

(E, por falar nisso, também vou fazer a leitura de "As Crônicas de Nárnia", de C. S. Lewis. Tem projeto de leitura de aqui no Blog e lá no Canal. Dá uma passada por lá! Quem sabe não se anima a ler comigo?! 😉 )

03 - Pare de se comparar com os outros


Pare de se comparar com os outros

Nós temos um problema sério de nos compararmos aos outros.

- "Você viu fulano, leu 50 livros o ano passado?"
- "Nossa, eu não li nem 10... Tenho que ler como fulano leu!"

Já disse isso para mim várias vezes, mas o que descobri é que todos nós somos muito diferentes.

Aprendi que qualidade é melhor do que quantidade. E que preciso respeitar minha individualidade e as dos outros.

E, ainda, que é muito legal se alegrar com quem conquistou mais do que eu. Isso me motiva a não invejar o trabalho alheio, mas buscar meus próprios resultados.

Quando me comparo com os outros deixo de ser eu mesma.

CONCLUSÃO


E aí? Conta para mim o que faz quando é obrigado a ler um livro?

Você já é leitor, conta mim por que você acredita que as pessoas não gostam de ler?

Compartilhe esse post com seus amigos que não gostam de ler! Compartilhe nas redes sociais! Vamos ajudar as pessoas a se tornarem leitoras!
Quer ver dicas de livros, leituras e de coisas que deram certo para mim? Inscreva-se no Canal Enchendo a Caixa!

Deixe sugestões aqui nos comentários, sobre o que você gostaria que eu falasse aqui no Blog e lá no Canal Enchendo a Caixa!

Que Deus te abençoe! Até mais! Tchau!

Postagens Populares