Metas de Leitura/2019


Metas de Leitura/2019


E aí, gente! Tudo bem?

Sei que sumi por algum tempo, mas, como disse em um post no Instagram, precisei fazer mudanças e priorizar algumas coisas.

Tenho a intenção de retornar ao blog em 2019. Estou me planejando para isso. Amo esse projeto. Acredito que é algo de Deus para mim!

E o canal? Talvez você pergunte...


Vou esperar mais um tempo. Em 2018 e 2019, minha prioridade foi e ainda é minha carreira. Gravar e editar vídeos tomam algum tempo que não posso dispor, pelo menos por enquanto. Mas ainda quero voltar para lá sim! 😊

Sobre a Meta de Leitura/2018


Infelizmente, não consegui cumprir nem 10% do que tinha planejado. Por diversos motivos. Mas devo publicar um texto em Janeiro/2019, falando um pouquinho 2018. Nas próximas linhas conto uma pequena parte disso.

Voltando ao assunto Blog!


Como minha criação de conteúdo para o blog depende muito do que leio e, como disse no tópico anterior, minha prioridade em 2019 continua sendo minha carreira, planejei algo diferente.

O fato é que tenho lido muito, mas não livros e sim posts em Blogs, Tutoriais, Artigos Técnicos, Documentação e coisas relacionadas (Para você que não sabe sou de TI. Atualização constante é a regra básica... 😅).

Contudo minha paixão ainda é a leitura de livros, principalmente impressos, embora eu planeje adquirir um leitor digital em 2019.

Então, ao invés de decidir quantos livros ler, eu decidi quantas páginas ler por dia e ir aumentando gradativamente...

Por quê?


Primeiro, perdi o ritmo de ler livros. E estou com vários parados na estante.

Segundo, uma coisa que fiz em 2018 foi participar do desafio #100DiasDeCodigo. Durante 100 dias, pelo menos uma hora, trabalhei com algum conteúdo de programação.

Isso funcionou e tem funcionado muito para mim. Consegui programar todos dias? Não. Fiquei alguns dias sem computador. Imprevistos acontecem! Então acrescentei no final do desafio os dias que não pude fazer.

E o que isso tem a ver com a leitura?


Resposta: Constância. Uma coisa que percebi, no período de 100 dias, foi minha constância e crescimento gradativo. 

Então, vou testar na leitura de livros também! Sejam esses físicos ou digitais. Pretendo ir compartilhando minhas experiências por aqui e nas Redes Sociais. Já que outro fator importante também foi o fato de ter tornado o desafio público.

É claro que já escolhi alguns livros. Minhas escolhas vão de livros técnicos à ficção, mas vou divulgando à medida que for planejando a leitura mensal. Isso também me dá mais liberdade e me ajuda a focar no tenho para fazer.

Planejamento




Objetivo: alcançar a marca de 30 páginas/dia em dezembro/2019

Cronograma de Leitura

Como disse anteriormente, vou aumentar de maneira gradativa, estabelecendo assim uma quantidade mínima de páginas a ser lida diariamente.

Decidi fazer essas mudanças a cada 02 meses. Mesmo que eu leia mais do que planejei, preciso fazer o mínimo:

Janeiro e Fevereiro - 05 páginas/dia
Março e Abril - 10 páginas/dia
Maio e Junho - 15 páginas/dia
Julho e Agosto - 20 páginas/dia
Setembro e Outubro - 25 páginas/dia
Novembro e Dezembro - 30 páginas/dia

E o dia que não conseguir ler?


Farei o possível para acrescentar nos dias seguintes. Se não der, seguimos em frente! Tenho aprendido que não dá para controlar tudo...

Quando vai postar atualizações?


Blog - Minha ideia é postar uma vez por mês. E farei o possível para manter essa frequência de postagem, à partir da primeira semana de fevereiro/2019, que é quando já terei conseguido medir meu desempenho nesse primeiro mês de Janeiro/2019. 

Redes Sociais - Diariamente. Serão posts mais breves, é claro! Mas falarei como está sendo e se consegui ou não cumprir minha meta naquele dia! 

Se não segue o Enchendo a Caixa nas Redes Sociais, eis os links: InstagramFacebook e Twitter

Vai postar resenha dos livros que ler?


É o que pretendo! Contudo, depende!

Como disse antes, minha lista vai de livros técnicos à ficção. Vou postar de acordo com o foco do Blog.

Além disso, estou com uma demanda de estudos por conta de um projeto profissional. 

Mas, em 2019, quero conseguir postar pelo menos uma vez por mês!

Antes de encerrar esse post...


Quero agradecer imensamente a você, que de alguma forma, acompanha esse trabalho! Seja aqui no Blog ou nas Redes Sociais! Que Deus te abençoe de maneira rica e abundante! Que seu 2019 seja cheio de realizações e bênção da parte de Deus!

Concluindo... finalmente!


E é aí? Qual vai ser o seu projeto de leitura para 2019?